Artigos

Influenciar o sistema imunitário do seu bebé

O sistema imunitário do seu bebé é imaturo aquando do nascimento e torna-se mais forte ao longo dos seus primeiros anos de vida. Saiba como pode utilizar a nutrição para ajudar a construir as defesas naturais do seu bebé.

O que a ciência nos diz sobre o desenvolvimento do sistema imunitário

O sistema imunitário humano é uma rede complexa de células, tecidos e órgãos. Estes trabalham em conjunto para proteger o organismo de infeções por microrganismos nocivos, com microrganismos benéficos que constituem a primeira barreira de defesa.

 

Apesar de desenvolver as suas próprias células imunitárias (células T) no início da gravidez, o sistema imunitário do seu bebé é ainda imaturo aquando do nascimento e deve ser reforçado nos seus primeiros meses e anos de vida.

 

Isto deve-se ao facto de o seu estômago e de os seus intestinos ainda não terem sido colonizados pela flora intestinal benéfica que ajuda a combater infeções e a digerir nutrientes. Ao ter um parto natural dará ao sistema imunitário do seu bebé o seu primeiro impulso. Irá construir imunidade à medida que passa pelo canal de parto.

 

Após o nascimento, a nutrição que o seu bebé recebe desempenha um papel crucial na fortificação do seu sistema imunitário. O leite materno transmite alguma imunidade da mãe para o bebé através das bactérias benéficas que recebe pela amamentação.

 

Descubra que outros desenvolvimentos ocorrem no 1º trimestre.

Que nutrientes são importantes?

 Os nutrientes essenciais a incluir na sua alimentação pré-natal e na alimentação do seu filho quando este começa a deixar de beber leite materno e, em seguida, começa a dar os primeiros passos são as Vitaminas A, C, D, o Ácido Fólico e o Zinco. Estes micronutrientes incentivam a produção de células T e contribuem para um sistema imunitário saudável.

Os Ácidos Gordos Omega 3, presentes nos peixes gordos, tais como o salmão e as sardinhas  também têm demonstrado produzir efeitos benéficos para o sistema imunitário ao reduzirem o risco de alergias mais tarde na vida.

Alguns conselhos

  • Lave as mãos com frequência em casa e certifique-se de que as visitas também o fazem.

 

  • Tire os sapatos quando entrar em casa, assim será menos provável que a criança (em fase de exploração) encontre alguma coisa que tenha vindo da rua.

 

  • Não se esqueça de limpar os brinquedos se outra criança brincar com eles.

 

  • Desinfete os brinquedos com regularidade.

 

  • Tente evitar a partilha de comida entre as crianças.

 

  • Leve toalhitas húmidas desinfetantes para limpar as sanitas, as barras dos carrinhos do supermercado e qualquer local onde a criança se sente antes de colocá-la lá dentro.

Em que estádios são importantes?

A Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida durante a gravidez e os primeiros anos de vida do seu bebé pode ajudá-la a reforçar o seu sistema imunitário através da nutrição. Saiba mais sobre como influenciar a saúde futura do seu bebé.

Outras áreas de influência

Descubra como pode melhorar ainda mais a saúde futura do seu bebé com uma nutrição que melhore o desenvolvimento do seu cérebro, o seu metabolismo e o seu paladar.