Gravidez a cada passo

A gravidez a cada passo

A gravidez é um momento único pelo que é importante saber o que ocorre a cada passo, ao longo destes nove meses, ajudando-a a saber mais sobre o desenvolvimento do seu bebé em cada fase.

A gravidez a cada passo: os três primeiros meses

Nos três primeiros meses da gravidez poderá sentir algumas alterações fisiológicas, sendo sinal do seu corpo a adaptar-se para o crescimento e desenvolvimento do seu bebé na gravidez. Algumas alterações que podem ocorrer são: ausência de menstruação, aumento da absorção de nutrientes, retenção de líquidos, oscilações hormonais e aumento do tamanho do peito. Também poderá ter náuseas e vómitos durante este período.

A gravidez a cada passo: o segundo trimestre

A partir do segundo trimestre, as mudanças fisiológicas começam a estabilizar, sendo que o bebé já se desenvolve de forma considerável. Assim, o seu profissional de saúde dir-lhe-á quais as alterações a incluir na sua dieta, para oferecer a quantidade de nutrientes e energia necessárias a um desenvolvimento saudável do seu bebé.

A gravidez a cada passo: os últimos três meses

Nos últimos três meses de gravidez, o bebé cresce e desenvolve-se de forma significativa, pelo que nesta fase que vai precisar de mais energia. Nesta última fase poderá ter alguns desconfortos, como: azia, obstipação, cólicas, anemia, inchaço das pernas e aumento da pressão arterial, que requerem adaptações especiais na dieta para reduzir os sintomas. No entanto, deve sempre ser acompanhada pelo seu profissional de saúde que lhe indicará exactamente o que deve fazer com cada sintoma que apresentar.

A gravidez a cada passo: o seu peso

Antes da gravidez é essencial que pratique bons hábitos alimentares, com uma dieta variada e equilibrada, para que, no momento da concepção, já tenha todos os nutrientes necessários para iniciar este processo da melhor forma possível. O seu peso vai aumentar durante a gravidez. Para saber qual o aumento indicado para a sua fisionomia, deverá aconselhar-se com o seu profissional de saúde. O mais importante não é o peso ganho mas sim o ritmo com que este aumento ocorre. Na maioria dos casos, as grávidas ganham mais peso no segundo e terceiro trimestres de gravidez, pois são fases em que o bebé se desenvolve mais. Cada gravidez é única, pelo que deverá aconselhar-se sempre junto do seu profissional de saúde sobre a sua nutrição e estilo de vida, pois ele melhor que ninguém poderá acompanhar e conhecer a sua evolução. A sua nutrição antes, durante e após a gravidez é importante de forma a garantir, através de uma dieta saudável e equilibrada, que tanto a grávida como o bebé obtêm os nutrientes necessários.

Artigos relacionados

 

 

 

1 - Diana Teixeira et al. Alimentação e Nutrição na Gravidez: Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, Direção-Geral da Saúde; 2015.