Artigos

Fluidos importantes na gravidez

Os fluidos transportam nutrientes através do seu sangue para o seu bebé e previnem a desidratação. Isto é especialmente importante nos últimos estádios da sua gravidez.

Por que razão os fluidos são importantes?

Os fluidos ajudam a transportar nutrientes através da sua corrente sanguínea para o seu bebé e eliminam o que não é preciso. Beber muitos fluidos também previne a desidratação e outros problemas próprios da gravidez, tais como obstipação, hemorroidas e infeções da bexiga.

 

Que quantidade de fluidos devo beber quando estou grávida?

Precisa de cerca de 2,3 litros de água por dia, ou mais no tempo quente. Procure beber pelo menos nove copos por dia, e mais um por cada hora de atividade ligeira. 

 

O que são boas fontes de fluidos?

A sua melhor opção é a água. Tente acrescentar uma rodela de lima ou limão para dar-lhe algum sabor. No entanto, se não gostar de água, ou se a achar um pouco insípida, beba leite, sumo e bebidas quentes sem cafeína, que contêm muita água e também podem ser incluídos na contagem da sua ingestão diária de fluidos.

 

Procure beber dois a três copos de leite magro por dia para manter a sua ingestão de cálcio. Alternativamente, leite de amêndoa ou leite de soja não açucarados, enriquecidos com cálcio, são boas escolhas, especialmente se for intolerante à lactose. Os sumos de fruta e os refrigerantes contêm um nível elevado de calorias, por isso não os beba com muita frequência.

 

Bebidas a evitar

Deve evitar-se o álcool durante a gravidez. Ficou demonstrado que o álcool causa um vasto leque de malformações congénitas físicas e mentais. De facto, não está demonstrado que um determinado nível de álcool possa ser seguro, pelo que os especialistas recomendam que as mulheres não bebam nenhum álcool durante a gravidez e a amamentação.

 

ENP Learn More Background

Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.


ENP Learn More Separator

Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.


Descubra todos os artigos relacionados com a sua etapa atual