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Fluidos

O que são fluidos?

Em termos dietéticos, fluidos são os líquidos que obtemos através do que comemos e bebemos. Descubra por que razão obter fluidos em quantidade adequada é realmente importante para a sua saúde e para a saúde do seu bebé.

Por que razão os fluidos são importantes?

Num contexto dietético, os fluidos são os líquidos que obtém de tudo o que come e bebe. Transportam nutrientes através do seu sangue e, se estiver grávida, para o seu bebé. Ajudam a manter a temperatura do seu corpo através da transpiração e previnem a desidratação.

 

Cerca de dois terços do nosso organismo são compostos de água. As nossas células precisam de água para funcionar e o nosso sangue precisa dela para transportar nutrientes pelo organismo e  eliminar o que não é necessário. Uma boa hidratação influencia os nossos níveis de concentração e ajuda a evitar que comamos em excesso.


É vital não ficar desidratada durante a gravidez visto que os fluidos não somente ajudam o seu bebé a receber os nutrientes-chave para um desenvolvimento saudável, mas também ajudam o seu organismo durante este período de rápidas mudanças. Os fluidos ajudarão o seu organismo a funcionar de forma mais eficaz, minimizando os sintomas da gravidez, tais como tornozelos inchados, obstipação e infeções da bexiga. A falta de fluidos pode fazer com que sinta tonturas ou até mesmo levá-la a desmaiar. Durante a amamentação, é importante que se mantenha hidratada para apoiar a produção de leite materno e a sua saúde em geral. 


Uma vez que o seu bebé começa a andar, deverá certificar-se de que obtém fluidos suficientes através da sua alimentação. O seu filho não é capaz de lhe dizer se está com sede, pelo que deve dar-lhe de beber regularmente durante todo o dia. Pode ficar doente ou durante o tempo quente pode ficar desidratado muito rapidamente, pelo que deve sempre falar com o seu profissional de saúde se o seu filho estiver sempre com sede. Inversamente, se ele beber demasiado poderá sentir-se saciado, pelo que terá pouca vontade de comer alimentos sólidos. A melhor maneira de verificar se uma pessoa está corretamente hidratada, ou não, consiste em verificar a cor da urina: esta deve ser de cor clara. 

De que quantidade de fluidos precisamos?

Descubra qual é o nível de fluidos saudável para cada estádio da sua gravidez e do desenvolvimento do seu filho nos primeiros anos de vida.

 

Na gravidez

A ingestão recomendada de fluidos durante a gravidez é de 3 litros por dia. Este valor contempla a água isolada e a água contida noutras bebidas e alimentos.


A água isolada (e outras bebidas) deve representar cerca de2,3 litros do valor total recomendado de fluidos. Por isso deve beber cerca de 9 copos de água por dia.


É particularmente importante que se lembre de beber regularmente durante todo o dia. Procure beber aproximadamente de hora a hora. Apresentamos-lhe sugestões para promover a ingestão de fluidos no final deste artigo e pode verificar a sua ingestão diária com a nossa ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento.

 

Durante a amamentação

A quantidade diária recomendada de fluidos durante a amamentação é de 3,8 litros por dia. 
Este valor contempla a água isolada e a água contida noutras bebidas e alimentos.

 

A água isolada (e outras bebidas) deve representar cerca de 3,1 litros do valor total recomendado de fluidos. Por isso deve beber cerca de 12 copos de água por dia.

 

O leite materno é composto por 88% de água, a amamentação e a produção de leite materno irão provavelmente desidratá-la. Certifique-se de que bebe regularmente durante o dia. Apresentamos-lhe sugestões para promover a ingestão de líquidos no final deste artigo e pode verificar a sua ingestão diária com a nossa ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento.

 

Do desmame à primeira infância

Entre 1 a 3 anos de idade, o seu filho irá precisar de cerca de 1,3 litros de fluidos por dia. Este valor contempla a água isolada e a água contida noutras bebidas (como por exemplo o leite) e alimentos (sopa, fruta…).

 

Apresentamos-lhe a seguir algumas sugestões de boas escolhas de fluidos para o seu filho e pode verificar a sua ingestão diária com a nossa ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento.

O que são boas fontes de fluidos?

A melhor opção para si e para o seu filho é a água. Esta é seguida de perto pelo leite, que acrescenta nutrientes valiosos à sua alimentação.


Para si, poderá querer experimentar uma rodela de lima ou limão na água para acrescentar algum sabor. No entanto, se não gostar de água, ou se a achar um pouco insípida, beba leite, sumo, café ou chá, que contêm muita água e também podem ser incluídos na sua ingestão diária de fluidos.

 

Recomenda-se que modere a ingestão de cafeína durante a gravidez e amamentação. O álcool nunca é uma boa fonte de fluidos e deve, de qualquer forma, evitar-se durante a gravidez. Durante a amamentação, pode beber ocasionalmente um copo de vinho ou de cerveja.

 

Procure beber 2 a 3 copos de leite magro por dia para manter a sua ingestão de Cálcio. Alternativamente, leite de amêndoa ou leite de soja não açucarado, enriquecido com Cálcio, é uma boa escolha, especialmente se for intolerante à lactose. Lembre-se que os sumos e bebidas açucaradas também fornecem muitas calorias extra, pelo que não deve bebê-los em demasia.

 

Deve oferecer regularmente água ao seu filho num copo apropriado à sua idade. Devem evitar-se as bebidas açucaradas, pois fornecem calorias "vazias" de nutrientes e não são aconselháveis para o crescimento dos dentes do seu filho. As bebidas com cafeína ou gaseificadas também não são apropriadas. Entre 1 e 3 anos o seu filho deve ingerir, todos os dias, cerca de 300 a 500 ml de leite e derivados para garantir que obtém Cálcio suficiente para ajudar o desenvolvimento dos seus ossos. 

 

Os fluidos ajudam a transportar nutrientes através da sua corrente sanguínea, e para o seu bebé durante a gravidez. Uma boa hidratação irá ajudar o desenvolvimento do seu filho, pelo que será mais saudável agora e no futuro. A nossa ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento pode ajudá-la a controlar a sua ingestão de fluidos e a do seu filho.

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