Horário de amamentação

Estabelecer um horário de amamentação

Durante a amamentação, é possível que surjam dúvidas sobre se o bebé está a receber a quantidade de leite de que precisa ou se, pelo contrário, está a passar fome. Cada bebé tem as suas próprias necessidades e ele próprio irá estabelecer um quando precisar de comer. Tenha também em consideração as posições para dar de mamar que poderão ajudá-lo nesta tarefa.

Estabelecer um horário de amamentação - Com que frequência?

Regra geral, a maioria dos bebés mama pelo menos oito vezes por dia, apesar de alguns chegarem a mamar até 15 vezes. No entanto, este ritmo depende muito do dia e da fase de crescimento em que se encontra.

 

O aumento de peso do bebé é um bom indicador para saber se está a beber leite suficiente, por isso é importante pesar o bebé todas as semanas. Antes de variar as suas rotinas de amamentação deve ter em conta que:

 

- Muitos bebés gostam de chupar mesmo sem terem fome. Fá-los sentirem-se bem e não conseguem distinguir entre a necessidade de alimentação e a necessidade de conforto, apenas sabem que os acalma fazer o mesmo.

 

- Depois das 6 semanas de idade, muitos bebés dão um "pulo" no crescimento, o que costuma deixá-los com muita fome. Redefinir o horário e ritmo de amamentação e adaptá-lo a esta nova fase vai ser suficiente.

 

- O aumento de apetite também pode indicar que o bebé está preparado para iniciar a alimentação complementar. Lembre-se que a introdução da alimentação complementar não é recomendada antes das 17 semanas, já que o seu sistema digestivo ainda não estará preparado para assimilar outros alimentos para além do leite. Antes de o fazer, no entanto, deverá contar com a indicação do seu Profissional de Saúde assistente.