Nomes para o bebé

Escolher o nome do bebé

Mesmo quando já tem as ideias bem definidas, fazer uma lista de nomes para bebé e, depois, escolher o que mais gosta pode transformar-se num verdadeiro quebra-cabeças. Durante estes meses irão receber milhares de sugestões de familiares e amigos. Por isso é importante que, antes de isso acontecer, a Mãe e o Pai tenham as suas preferências bem claras.

Veja as nossas dicas para selecionar nomes para o bebé

De modo a facilitar a decisão, elabore uma lista de nomes possíveis para o bebé.

Se precisar de algumas ideias:

 

  • Dê uma olhadela a livros de nomes ou sites especializados.
  • Também pode adoptar o nome de um familiar, amigo ou pessoa próxima.
  • É possível que prefira que o seu bebé tenha o nome da sua flor ou planta favorita, ou de uma personagem histórica ou de ficção. 
  • De vez em quando, vá lendo os nomes possíveis para o seu bebé que escreveu na lista. É provável que deixe de gostar de alguns, mas de certeza que vai ter outros novos para incluir.
  • Depois de estar confiante sobre o nome escolhido para o seu bebé, experimente dizê-lo em voz alta, analise se combina com os apelidos e veja se poderá ter algum diminutivo. Estes exercícios poderão ajudá-la a decidir-se mais facilmente.  

 

Sabia que em Portugal, entre os nomes mais escolhidos para bebés, nos últimos anos, são, para menina: Maria e Matilde e para rapaz: Santiago e João?

 

E o que é que a família pensa do nome?

 

A opinião da família é importante, mas lembre-se de que no final a decisão vai ser vossa!