Artigos

Energia na gravidez

Manter os seus níveis de energia durante a gravidez ajudará a garantir que você e o seu bebé tenham o melhor começo na vida. Descubra por que razão a energia é tão importante para o crescimento de desenvolvimento do seu bebé.

Necessidades energéticas durante a gravidez

Durante toda a gravidez o seu corpo passa por muitas mudanças hormonais, fisiológicas e físicas. O que come durante este período irá afetar a sua saúde e a do seu bebé. Mas de quanta energia extra precisa realmente?

Por que razão a energia é importante na gravidez?

Durante a gravidez, o seu corpo tem necessidades nutricionais acrescidas. A fim de ter um bebé saudável, o seu organismo necessita de fluidos extra para ajudá-lo a produzir uma maior quantidade de sangue e para o líquido amniótico. Consumir a quantidade certa de calorias para o seu tipo de corpo irá garantir um aumento de peso adequado, levando a um correto crescimento e desenvolvimento do seu bebé.

De quantas calorias preciso por dia enquanto estou grávida?

Curiosamente, nos seis primeiros meses da gravidez, não precisa de ingerir mais calorias do que ingeria antes de estar grávida. A média mantém-se nas cerca de 2400 calorias por dia – e destas calorias, 20%–35% devem provir de gorduras, 45%–65% de hidratos de carbono e 10%–35% de proteínas. Durante o 3º trimestre, ou nos últimos três meses da gravidez, as suas necessidades energéticas aumentam 452 calorias extra por dia – o que corresponde, por exemplo, a 1 copo de leite + 1 pão com manteiga + 1 peça de fruta. Pelo que o velho ditado "comer por dois" não é verdade de um ponto de vista calórico, embora tudo o que coma alimente o seu bebé! 

Faça as escolhas alimentares corretas

Em vez de contar as calorias, ouça o seu organismo. Nalguns dias sentir-se-á com mais fome do que noutros devido aos seus próprios níveis de atividade ou porque o seu bebé está a passar por um surto de crescimento. Coma sempre se estiver com fome, mas pense na qualidade dos nutrientes presentes nos alimentos que escolhe e não na quantidade. Tente manter três refeições saudáveis por dia, espaçadas em intervalos regulares, e fazer dois lanches. Certifique-se de que bebe fluidos suficientes, pelo menos 1,5 litros por dia, visto que, por vezes, o organismo confunde sede com fome. As hormonas da gravidez podem fazer com que sinta desejos por alimentos que sabe não serem bons para si, tais como alimentos ricos em gordura, açúcar e sal. Permita-se alguns deleites, mas tente certificar-se de que a sua alimentação é principalmente equilibrada.

 

Apresentamos-lhe em seguida algumas sugestões para manter-se no caminho certo:

 

  • Comece o dia com um pequeno-almoço saudável e saciante. Tente comer mesmo se sofrer de enjoos matinais – uma torrada sem nada ou biscoitos de gengibre podem ajudar.
  • Coma alimentos ricos em fibras. Procure comer cinco ou mais porções de legumes e fruta por dia.
  • Beba muita água e faça exercício regular, tal como marcha acelerada.
  • É mais fácil comer um lanche saudável se mantiver a fruteira cheia de maçãs, laranjas, pêssegos e bananas. Também pode guardar pacotes de frutos secos, tais como alperces, na sua mala e comê-los com iogurte natural.
  • As proteínas demoram mais tempo a serem digeridas, pelo que mantê-la-ão saciada durante mais tempo. Adicione uma porção de proteínas a cada refeição, como, por exemplo, frango ou ovos.

 

A nossa Ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento pode ajudá-la a manter um equilíbrio saudável.

Mantenha a sua energia em alta no seu terceiro trimestre

Cada uma destas escolhas saudáveis tem cerca de 200 calorias para ajudá-la a obter o seu aumento calórico certo no 3º trimestre da gravidez:

•    Metade de um pequeno pão pita integral, recheado com uma colher de sopa de húmus e cenoura ralada
•    Uma pequena taça de cereais com leite meio gordo e alguns morangos
•    Uma sanduíche com ovo ou queijo fresco feita com finas fatias de pão
•    Uma pequena chávena de iogurte gelado com pedaços de fruta fresca 
•    Um copo de batido de frutas feito com leite magro e iogurte magro, misturados com mirtilos


A quantidade de calorias de que precisa na gravidez depende do seu tamanho, do seu metabolismo, do seu nível de atividade e do estádio da gravidez. Fale com o seu médico ou Profissional de Saúde para se certificar de que está a ganhar o peso certo para a sua gravidez.

ENP Learn More Background

Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.


ENP Learn More Separator

Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.


Descubra todos os artigos relacionados com a sua etapa atual