Diarreia infantil

O que fazer se o seu filho tiver diarreia infantil

A diarreia em bebés é uma experiência pela qual quase todas as crianças irão passar em alguma altura. Uma coisa é certa, não é certamente uma experiência agradável para ambos, mas lembre-se que não está sozinha! Continue a ler este artigo para saber mais sobre como agir caso tal aconteça.

O que é a diarreia infantil?

A diarreia caracteriza-se pela evacuação de fezes aquosas e desfeitas, com muita frequência. Poderá durar cerca de 1-2 dias, uma semana ou por vezes mais tempo. No caso da diarreia em bebés ou diarreia infantil, é importante manter a criança bem hidratada durante esse tempo. Se estiver preocupada, fale com o médico que irá aconselhá-la sobre a melhor forma de agir.

 

A diarreia infantil é o nome dado a um tipo de diarreia que pode durar semanas ou mesmo meses, em crianças entre 1 a 6 anos de idade. As crianças que sofrem deste tipo de diarreia são geralmente saudáveis, excetuando esta situação, e não mostram outros sinais de que estejam doentes.

 

A diarreia infantil pode ser reconhecida se a criança evacuar fezes líquidas ou soltas, com fragmentos de alimentos, três ou mais vezes todos os dias ou durante um período de tempo mais alargado. 

O que pode causar a diarreia infantil?

Geralmente, a diarreia no bebé tem como principal causa uma dieta empobrecida. Por este motivo, pequenas alterações na dieta poderão melhorar esta situação. A diarreia infantil é geralmente causada por uma dieta pobre em gordura e abundante em sumos de fruta e outros líquidos.

 

Uma dieta rica em gorduras saudáveis é importante para bebés e crianças. As crianças pequenas precisam da gordura para abrandar o ritmo da passagem dos alimentos através do intestino. Se houver um nível reduzido de gordura na dieta da criança, os alimentos poderão passar de forma muito rápida pelo sistema digestivo, dando-lhe menos tempo para uma digestão completa e como resultado disso, são produzidas fezes aquosas tipo diarreia.

O que fazer para ajudar a gerir a diarreia em bebés e crianças?

Para ajudar a gerir a diarreia infantil, comece por não dar comida de plástico ao seu filho, uma vez que esta é rica em gordura e não irá fornecer benefícios nutritivos ao seu filho. Opte, em alternativa, por fontes nutritivas de gordura, como o leite gordo, o queijo e o iogurte.

 

Se a criança estiver a ingerir grandes quantidades de sumos de fruta, isso também poderá estar a contribuir para a diarreia no bebé. Os sumos de fruta naturais contêm elevados níveis de açúcar natural (frutose), sendo que este açúcar poderá ser de difícil absorção principalmente se estiver presente em doses elevadas. Frequentemente as crianças bebem muitos sumos de fruta entre as refeições. O problema é que se a criança estiver a beber muito sumo, poderá ter menor probabilidade de ingerir alimentos nutritivos, como por exemplo fruta, legumes, pão integral, queijo e muitos outros que podem fornecer maior variedade de nutrientes à sua dieta.

 

Apesar de ser muito importante manter a criança bem-hidratada, tente limitar a quantidade de sumos de fruta ingerida pela criança. A água é excelente para manter a criança hidratada e não irá fazer com que fique cheia demais entre as refeições.

 

Por forma a ajudar a gerir a diarreia em bebés ou crianças é importante manter o equilíbrio certo de líquidos, pelo que a quantidade ideal que a criança deve ingerir deverá rondar os 1200-1500 ml de líquidos diariamente, incluindo o leite. Mais líquidos poderão causar impacto sobre os outros alimentos que são ingeridos na dieta.

 

Fale sempre com o médico para pedir aconselhamento e mantê-lo a par caso as alterações que faça não melhorem a diarreia do bebé.