Desenvolvimento psicomotor da criança

Desenvolvimento psicomotor da criança

Agora que o seu bebé está a ficar crescido, quando se tentar colocar de pé, agarrar num copo ou chegar a algum objeto, de certeza que vai cambalear e perder o equilíbrio! É um comportamento normal, pois o seu desenvolvimento psicomotor ainda está em curso. 

O papel do desenvolvimento psicomotor da criança

As ações que damos como adquiridas, como agarrar num copo, segurá-lo bem e beber um gole requerem uma complexa combinação de movimentos dos dedos, da mão e da cabeça. Os jogos de construção de peças são perfeitos para o desenvolvimento psicomotor uma vez que que contribuem para a evolução destas competências. Existem também outras atividades que pode fazer com o seu bebé para ajudar a estimular estas aptidões:

 

- Reservar um espaço para a brincadeira - De certeza que o seu filho vai adorar atirar objetos e esvaziar as caixas dos brinquedos. É uma das primeiras competências motoras que adquirem e é uma parte fundamental do desenvolvimento do seu cérebro. Assim, em vez do bebé virar a casa ao contrário, é uma boa ideia criar o seu espaço de jogos, onde tenha os brinquedos adequados à sua idade para ficar entretido.

 

- Ofereça caixas com peças de construção simples, peças de puzzle grandes, um tabuleiro para encaixá-las e um quadro preto. Estes são os tipos de brinquedos que mantêm o interesse das crianças e potenciam o seu desenvolvimento.

 

- Brincar enquanto se veste - Ao ajudar o seu filho a vestir-se e a despir-se, estimula a capacidade motora, visto que terá de coordenar todo o seu corpo. Outra vantagem adicional é que, uma vez que com o tempo vai ser cada vez mais autónomo, vai implicar menos trabalho da sua parte. Para começar, pode facilitar-lhe a tarefa dando-lhe sapatos com velcro em vez de sapatos com atacadores ou fivelas. As calças e as saias com cintura elástica também são mais confortáveis. Quanto melhor a criança desempenhar a tarefa, mais irá aprender. Portanto, dê-lhe as peças de roupa e os sapatos e veja como se diverte!

 

- Rabiscar e desenhar - De certeza que o seu filho já gosta de rabiscar e desenhar com lápis de cera ou giz. Além de ser divertido, está a desenvolver uma das competências mais importantes do seu desenvolvimento psicomotor e de que vai precisar ao longo de toda a sua vida: a escrita. Na sua pequena secretária não podem faltar: muitos lápis de cores, marcadores laváveis, giz para brincar dentro e fora de casa, tintas, pincéis e esponjas. As crianças adoram areia e plasticina, por exemplo. Se lhe der cubos de areia e pasta de moldar, de certeza que vai ajudá-lo a melhorar a sua força e coordenação, enquanto se diverte. 

Artigos relacionados: