Desenvolvimento da linguagem do bebé

O desenvolvimento da linguagem do bebé

Nos primeiros anos de vida o seu filho irá desenvolver as suas competências de comunicação e de linguagem, e enquanto mãe ou pai tem um papel essencial no desenvolvimento do seu bebé, podendo incentivá-lo a praticar estas competências, nesta fase de crescimento. 

O desenvolvimento do seu bebé nos primeiros anos de vida

O desenvolvimento do cérebro1 do seu bebé, nos primeiros anos de vida, vai permitir que ele aprenda a comer, a gatinhar, a falar e a andar. É principalmente a partir dos dois anos que as crianças começam a desenvolver as suas competências para focarem a sua atenção, conseguirem reter informação e memórias. Pode ajudar o seu filho a desenvolver estas competências através da interacção social, jogos, observação e escuta. Ajude-o a interessar-se pelo mundo à sua volta!

 

O cérebro de uma criança desenvolve-se em grande parte através de experiências repetidas, o que significa que o que lhe diz numa situação pontual poderá não ter grande impacto, mas quando algo é dito e repetido é bastante provável que o seu bebé retenha o que lhe diz. Com o processo de repetição e encorajamento, o seu bebé irá repetindo, gradualmente, as palavras que lhe diz e reforçando as suas acções, fazendo com que se sinta orgulhoso com as suas tentativas de comunicação.

Como pode incentivar o desenvolvimento da linguagem do bebé?

Existem jogos que podem influenciar o desenvolvimento da linguagem do seu bebé, nomeadamente o chamado jogo simbólico que consiste na capacidade de utilizar objetos e ações para representar outros objectos e acções. Existem várias atividades adaptadas para bebés que podem ser utilizadas para incentivar a adaptação à mudança, ouvindo e observando o que o rodeia.

 

Hoje em dia é mais fácil utilizarmos telemóveis ou tablets para interagir com os mais pequenos. De qualquer forma tente interagir com o seu bebé com atividades simples e tradicionais como jogos ou ler-lhe, por exemplo, um livro. Para além da ligação emocional ser maior é mais saudável e permite incentivar o desenvolvimento das competências de comunicação e linguagem do seu filho.

 

Acima de tudo não se esqueça, aproveite todos os momentos com o seu bebé, interagindo sempre que possível com ele mas também dando-lhe o espaço necessário para que possa explorar e crescer à sua maneira, sempre garantindo um ambiente seguro e divertido.

Artigos relacionados

 

 


1-Schiller P. Early brain development research review and update. Brain development - Exchange. 2010