Desenvolvimento de crianças: 24-36 meses

Desenvolvimento de crianças: 24-36 meses

O desenvolvimento do seu filho continua a um ritmo acelerado entre o segundo e o terceiro ano. Nesta fase o seu pequeno vai aprender mais sobre si mesmo e sobre os seus relacionamentos com os outros e com o mundo à sua volta, enquanto se tornam mais fisicamente capazes e confiantes.

Desenvolvimento de crianças: 24 meses

Aos 24 meses , poderá conseguir perceber se o seu bebé é destro ou esquerdino. Vai reparar qual o lado dominante que é utilizado para pegar na colher ou para pintar. 

 

Nesta fase, o seu bebé poderá também começar a demonstrar interesse e autonomia para utilizar a casa de banho e começar, gradualmente, a deixar de utilizar as fraldas. Esteja atenta aos sinais e incentive-o gradualmente a esta mudança.

 

Incentive o desenvolvimento emocional do seu bebé

Entre os 2 e os 3 anos o seu bebé estará a passar por um estágio de desenvolvimento emocional importante, podendo começar a criar mais empatia pelos outros que o rodeiam.

 

Alguns bebés nesta fase poderão ter comportamentos e reações mais exageradas que o normal, mas não é motivo de preocupação, deverá apenas manter a calma. Tente incentivá-lo a partilhar consigo as suas ansiedades e emoções para que o ajude a evitar grandes explosões emocionais. 

Sinais de retrocesso no desenvolvimento do seu bebé

Nesta fase, algumas crianças poderão ter algum tipo de retrocesso no seu desenvolvimento. Este comportamento poderá ocorrer por se sentirem sobrecarregados com os desenvolvimentos que têm vivido ou pode ser uma reacção à mudança, como por exemplo a chegada de um novo irmão. 

 

Alguns exemplos de regressões comuns incluem: quando o bebé aponta e chora constantemente ou quando já anda mas quer ir para o colo dos pais. Não se preocupe pois este tipo de regressões são por norma naturais e temporárias, e requerem calma, atenção e tempo. Muitas vezes estes retrocessos podem estar associados a chamadas de atenção, por isso a melhor forma para responder a estes comportamentos é ouvir o seu filho, reconhecer os seus sentimentos e compreender as suas preocupações. Caso tenha alguma dúvida mais específica consulte o seu profissional de saúde.