Desenvolvimento do seu bebé: dos 12 aos 36 meses

Desenvolvimento do seu bebé: dos 12 aos 36 meses

O seu bebé cresce diariamente mas especialmente entre o primeiro e o segundo aniversário, o seu filho passará por uma fase importante e fascinante do seu crescimento. Notará que a sua coordenação física melhorará consideravelmente, bem como as suas articulações linguísticas. É também nesta fase que o seu bebé se tornará mais auto consciente, desenvolvendo competências importantes que utilizará na interacção com as outras pessoas.

Desenvolvimento do seu bebé: aos 24 meses

Depois do segundo aniversário, a personalidade do seu filho estará mais definida e as suas emoções terão um maior impacto no seu comportamento. Deverá encorajar, nesta fase, o seu bebé no desenvolvimento das suas competências físicas, para que ganhe a confiança necessária a querer explorar o mundo que o rodeia.

 

Nesta fase de acentuado crescimento e desenvolvimento, o seu bebé necessitará de 3 vezes mais energia1 que um adulto, bem como de uma variedade de vitaminas e minerais, por isso deve oferecer-lhe uma alimentação variada, nutritiva e saudável.

Dicas para lidar com o comportamento imprevisível do seu filho

As crianças, nesta fase, são imprevisíveis, num momento podem estar felizes e no outro começar uma birra. É normal, nesta altura o seu filho gosta de ter as coisas à sua maneira e ainda não tem a habilidade e compreensão de reagir de forma apropriada. Deve, nestes momentos, manter a calma e conversar com o seu filho depois de a birra passar. Certifique-se que ele se sente amado independentemente da birra que fez, se sentir uma alteração de humor do seu filho distraia-o com um jogo ou brincadeira.

 

É importante o seu filho sentir que tem algum controlo, por isso explique-lhe as consequências das suas escolhas mas incentive-o a tomar decisões. Permita que explore o que o rodeia, para construir a sua confiança e auto-estima.

Artigos relacionados

 

 

 

 

European Food Safety Authority (EFSA) Panel on Dietetic Products, Nutrition and Allergies. Scientific Opinion on Dietary Reference Values for energy. EFSA Journal. 2013;11(1):3005.