Posições de amamentação.

Dicas de posições para ajudá-la durante a amamentação

Os benefícios da amamentação são vários, principalmente para o bebé. Sabia que o leite materno adapta-se às necessidades que o bebé sente à medida que cresce? Conheça as posições mais confortáveis de amamentação para si e para o seu bebé.

 

- Deitada: de todas as posições de amamentação esta é ideal para os momentos em que se sentir mais cansada ou para as mamadas à noite, pois é muito fácil e confortável.

 

- Deitada de lado: com a cabeça em cima da almofada e uma mão por baixo dela, colocando o bebé deitado de frente para si e aproximando-o do peito com o braço livre. 



 

- Sentada: é das posições de amamentação a mais utilizada por praticamente todas as mães. Sente-se num lugar confortável com as costas bem apoiadas de modo a que o peito caia ligeiramente para a frente (para ficar mais confortável pode colocar uma almofada atrás das costas). Agarre no bebé com o braço do lado do peito que lhe vai dar, segurando-lhe na cabeça à altura do cotovelo e apoiando-lhe as costas no antebraço. Tente que o seu corpo fique virado para si. Se for preciso, poderá colocar algumas almofadas em cima das suas pernas para que o bebé chegue ao peito com maior facilidade. Levante um pouco o peito com a ajuda da mão que tem livre, colocando os dedos em forma de C. Mantenha a posição para a frente e tenha os pés sempre apoiados.

Alguns conselhos para organizar os períodos de amamentação:


- Durante os primeiros dias, não deixe passar mais de três horas entre cada mamada. (Durante a noite poderá amamentar antes se o bebé pedir). 





 

- Se as mamadas forem demasiado frequentes, é possível que não esteja a agarrar bem no bebé ou que não o esteja a deixar mamar o tempo suficiente.

 

- Tente começar pelo peito com que acabou da última vez e alterne em cada mamada, embora seja melhor que beba leite suficiente só de um do que ficar poucos minutos em cada peito.

 

- Se achar melhor, poderá adiantar uma mamada.