Como amamentar

Como amamentar nos primeiros 3 dias do bebé

A capacidade de amamentação é uma competência que se adquire, sendo necessário tempo e prática, por isso, não seja muito dura consigo própria durante estes primeiros dias. Não duvide de si, como qualquer outra mãe também você saberá como amamentar. Escolha um lugar tranquilo e um sofá confortável para aproveitar o seu tempo e descontrair. Se estiver nervosa, respire fundo, poderá ajudá-la a recuperar a sensação de calma. Durante os primeiros 2 ou 3 dias após o nascimento, o bebé irá alimentar-se apenas de colostro, que consiste no primeiro líquido componente do leite materno, que contém nutrientes de elevada qualidade. Este primeiro leite é o ideal para o pequeno estômago do bebé, mas vai necessitar de ser alimentado com frequência para aumentar a produção de leite e assegurar ao bebé um ganho de peso equilibrado. Se o bebé adormecer enquanto mama deverá acordá-lo para assegurar que bebe leite suficiente. Lembre-se de que a prática faz o mestre e que terá várias oportunidades ao longo do dia para descobrir como amamentar da melhor forma para si e para o seu filho.

Como amamentar nos primeiros 15 dias do bebé?

Se o processo de amamentação for realizado com frequência e se o bebé se adapta bem durante os primeiros dias, irá começar a produzir o leite materno mais maduro. Ainda poderá demorar algum tempo a satisfazer as necessidades do seu bebé, pelo que é provável que produza leite em maior quantidade. Se o seu peito estiver muito cheio e não for vazado de forma correta, poderá provocar congestionamento, por isso deve, nesse caso, massajar ou aplicar compressas de água quente para ajudar.

O que acontece se não produzir leite suficiente?

Quanto mais leite o bebé ingerir mais o seu corpo irá produzir. No entanto, uma má adaptação ao peito poderá afetar a produção, já que a sucção e a estimulação da língua do bebé dita ao seu corpo a quantidade de leite que deve produzir. Caso note alguma alteração, deverá sempre consultar o seu profissional de saúde.

Produção de leite materno e bem-estar

O leite materno "maduro" que vem a seguir ao colostro altera-se a cada mamada e também depende da sua alimentação e da altura do dia. Em cada mamada, a primeira dose de leite é muito aquosa para matar a sede do bebé, enquanto o leite mais calórico e rico em gordura vem depois, para satisfazer a fome do bebé. Deste modo, é muito importante deixar o bebé esvaziar um peito antes de lhe dar o outro. Cuidar de um bebé requer energia, paciência e calma, por isso é importante que cuide de si própria, tenha uma boa hidratação, siga uma dieta equilibrada e que tente descansar quando o bebé o fizer (mesmo que seja durante o dia). Poderá também fazer algum exercício leve indo a uma aula de ioga para recém-mamãs para recarregar os seus níveis de energia.