Bebé com cólicas

Cólicas em bebés: como ajudar a gerir o desconforto

Se o seu bebé tiver cólicas, não se preocupe pois não está sozinha nessa situação. Continue a ler e descubra algumas dicas que poderão ajudar a gerir as cólicas do seu bebé.

As cólicas dos bebés

As cólicas são o sinal mais comum sentido pelos bebés como resultado da sua alimentação. Se o seu bebé está a passar por crises de choro é reconfortante saber que as cólicas irão deixar de ocorrer com o crescimento. Também é importante saber que as mesmas não têm efeitos na saúde do bebé a longo prazo, sendo que ele irá desenvolver-se normalmente e tão saudáveis como os outros bebés.

Quais as causas das cólicas em bebés e como ajudar a gerir este desconforto?

A razão pela qual as cólicas em bebés ocorrem não é totalmente compreendida, mas entre as possíveis causas estão os gases presos, ou a possibilidade de o seu bebé ter sensibilidade ao leite, pois o seu sistema digestivo é muito pequeno e está ainda a desenvolver-se.

 

Consulte abaixo algumas sugestões não alimentares, que poderão ajudá-la a confortar o seu bebé e a gerir as cólicas: 

  • Criar uma atmosfera reconfortante desligando a televisão e o rádio, colocar música calma ou ruídos de fundo como o ruído do secador, do aspirador ou da máquina de lavar roupa.
  • Dar ao bebé um banho morno enquanto lhe faz uma massagem suave na barriga, no sentido dos ponteiros do relógio, poderá ajudar a aliviar as cólicas.
  • Experimentar diferentes técnicas para o fazer soltar os gases e utilizar aquela que melhor funcionar para aliviar as cólicas do seu bebé.
  • Embalar o bebé no carrinho ou colocá-lo na cadeirinha para o automóvel e levá-lo a passear.
  • Aconchegar o bebé com uma manta quente pode fazer maravilhas para acalmar um bebé com cólicas.
  • Se estiver a amamentar experimente limitar o consumo de alimentos como chocolate, cafeína ou comida picante na sua dieta.

 

Os sinais de cólicas no bebé poderão continuar até aos 3 ou 4 meses, mas por essa altura o seu sistema digestivo já deverá ter amadurecido. Contudo, poderá parecer uma eternidade até chegar a essa etapa! Tente pedir ajuda ao seu companheiro, família e amigos sempre que precisar. A enfermeira ou o médico do centro de saúde também poderão conseguir ajudar se os sintomas persistirem. Poderão procurar outras causas para as cólicas no bebé, como a alergia à proteína do leite de vaca ou outras.