Brinquedos para bebé

Escolher os brinquedos para o seu bebé

Quando decidir comprar um brinquedo para o seu bebé, a primeira coisa que deve ter em conta é a idade do seu filho. A partir dos 12 meses, com os primeiros passos, são muito úteis os brinquedos de empurrar ou puxar que o ajudem a movimentar-se e a explorar. É importante explorar as capacidades motoras das crianças a partir dos 12 meses de idade.*

Brinquedos e idade do bebê

A partir dos 24 meses deve escolher os brinquedos para o bebé que tenham uma determinada finalidade, como os cubos para construções, os recipientes que se guardam uns dentro dos outros, os comboios pequenos, os puzzles e os triciclos.

 

Quando vai para a escola, os brinquedos devem estimular a fantasia e a imaginação. Ofereça-lhe bonecos, peluches, carrinhos, robôs, etc. e incentive-o a brincar com plasticina ou outras pastas de moldar, bem como a tocar um instrumento musical e leia-lhe uma história sempre que puder.

 

Por volta dos 4-5 anos dê-lhes a conhecer os jogos de identificação, com brinquedos que permitem à criança simular por exemplo profissões. Pode ainda acrescentar marcadores, lápis, livros de colorir e jogos com cartas que possam ser associadas a imagens.

 

Verifique sempre a presença da marca CE para saber que estão em conformidade com as normas europeias em vigor e não se esqueça de verificar atentamente as instruções e precauções de utilização.

 

Ainda que compre sempre brinquedos para bebé de acordo com as normas de segurança, não deixe o seu filho brincar desacompanhado.

Artigo relacionado

 



* Portugal, Direção-Geral da Saúde. Saúde Infantil e Juvenil: Programa Nacional. Lisboa: DGS; 2012: 58.