Brincar: desenvolvimento do seu bebé

Brincar: o incentivo ideal para o desenvolvimento do seu bebé

O seu filho, nesta altura, poderá aprender através dos jogos e brincadeiras. Ao brincar com ele, poderá adquirir competências essenciais das quais irá necessitar para o resto da sua vida, em várias situações como na interacção social e na resolução de problemas. 

Brincar: Quando o seu filho brinca sozinho

As crianças mais pequenas costumam brincar sozinhas, o que é normal. Mesmo na companhia de outra criança, seu filho pode não interagir. A este comportamento é chamado de jogo paralelo, onde apesar de ter a companhia de outra(s) criança(s) o seu filho prefere brincar sozinho. Em determinado momento, geralmente quando atingem o segundo ano o seu filho poderá começar a interagir com outras pessoas. Nesta fase, o seu pequeno poderá ganhar mais consciência do que se passa à sua volta e poderá querer assumir o controlo dos seus atos. Deverá apoiar o seu filho a tomar as suas próprias pequenas decisões, para que se sinta valorizado e ouvido. Por exemplo: deixe-o escolher a roupa que quer usar ou o jogo para brincar.

 

 

Ao longo do processo de aprendizagem, o seu bebé irá ouvi-la cada vez mais, prestando com mais atenção o que lhe diz. Aproveite esta fase para o relembrar de associações a palavras ou canções. Para além disso, tenha em conta que a linguagem e as expressões faciais que utiliza vão ser imitadas pelo seu filho. Poderá notar que o seu bebé repete comportamentos ou diz palavras que você própria já não se lembrava. É uma fase muito marcante do desenvolvimento do seu filho, por isso aproveite-a da melhor forma.