Momentos importantes do bebé: gatinhar, andar e falar

Momentos importantes: gatinhar, andar e falar

Ao longo do primeiro ano de vida, o seu bebé irá passar por uma fase de crescimento e desenvolvimento elevada. As crianças crescem a olhos vistos nesta fase, mas é importante relembrar que cada bebé é único e que pode alcançar os seus marcos a um ritmo próprio. 

Gatinhar

O ato de gatinhar é um marco importante no desenvolvimento do seu bebé. É o primeiro momento em que começa a deslocar-se de forma independente. Pode demorar um pouco para descobrir como se movimentar para a frente e para trás, mas quando aprender isso, irá gatinhar como nunca! No geral, os bebés aprendem a gatinhar entre os 7 e os 10 meses de idade e por esta altura podem também começar a sentar-se bem sem apoio. No entanto cada bebé é único e poderá gatinhar de forma diferente. 

Andar

O primeiro passo do seu bebé é sem dúvida um dos momentos mais marcantes do desenvolvimento do seu filho. Num momento o seu pequeno consegue pôr-se de pé cambaleando de um lado para o outro e no momento a seguir está a caminhar pela sala. Os primeiros passos simbolizam um passo mais perto da independência do seu filho. No geral, as crianças começam a dar os primeiros passos entre os 9  e os 12 meses, outros poderão começar aos 16/17 meses. Assim que o seu filho começar a ganhar confiança e equilíbrio, poderá começar a andar e quando der por si o seu pequeno já corre pela casa inteira! 

 

Falar

Outro dos momentos mais marcantes nesta fase de desenvolvimento do seu bebé é começar a falar. Até aos 2 anos de idade o seu bebé absorve tudo o que ouve e capta do mundo exterior. Quando começar a falar, irá aprender as regras de linguagem e aprende a comunicar. Gradualmente, à medida que vão crescendo, as crianças começam a desenvolver o controlo da língua, lábios, paladar e dentes, que lhe irá permitir construir sons e formar palavras concretas. Até aos 18 meses, aproximadamente, o seu filho poderá dizer algumas palavras baseadas no que observa do mundo exterior, sendo que entre os 18 e os 2 anos de idade poderão já conseguir construir pequenas frases, começando a descrever o mundo à sua volta, os seus sentimentos e pensamentos. A primeira palavra é algo que marca o desenvolvimento de qualquer bebé, geralmente são palavras como “mamã” ou “papá” mas não desanime se a primeira palavra do seu filho não for uma destas, o seu bebé não escolhe a palavra simplesmente articula a que é mais fácil para ele.

 

 

Estes são três momentos marcantes no desenvolvimento e crescimento do seu bebé, pelo que deve aproveitar ao máximo cada um deles. Caso tenha alguma dúvida sobre o desenvolvimento do seu filho em algum destes momentos, contacte o seu profissional de saúde que a aconselhará melhor.