Bebé a chorar

Bebé a chorar, o que fazer?

Algumas mães e pais têm receio que, se acudirem depressa de mais o bebé sempre que chora, acabarão por habituá-lo mal. No entanto, ao acalmar o bebé quando chora estará a transmitir-lhe o seu apoio e a fazê-lo sentir-se mais seguro. 

Será que são as cólicas que fazem o meu bebé chorar tanto?

Alguns dos motivos mais comuns que levam o bebé a chorar são: fome, calor, frio, cólicas, gases, precisam de mudar a fralda, têm alguma dor, estão aborrecidos, estão estimulados demais ou querem mimo.

 

No entanto, se o bebé tiver menos de três meses e chorar muito, é possível que tenha cólicas, deste modo poderá acalmar o seu choro com algumas técnicas: Dê-lhe mimo, dê-lhe algo para chupar, ajude-o a libertar os gases, coloque uma música agradável ou cante para ele, faça uma massagem suave, dê-lhe banho, coloque-o no carrinho ou leve-o numa mochila porta-bebés e dê um passeio com ele.

 

Depois de passados os primeiros meses, o seu bebé também pode chorar porque: deixou cair a chupeta, quer a sua companhia, magoou-se, estão a nascer-lhe os dentes, está ansioso com a separação ou tem algum medo

O que fazer quando o bebé está a chorar?

Embora por vezes não pareça (principalmente quando sofre de cólicas), o bebé não irá passar o tempo todo a chorar! Se já não souber o que fazer quando o bebé chorar, respire fundo. Peça a amigos e familiares que a ajudem a tomar conta dele durante algum tempo. Às vezes, basta aproveitar alguns minutos de tranquilidade para sentir a diferença. Se lhe parecer que não consegue lidar com a situação, fale com o seu profissional de saúde. Ele saberá como ajudá-la a si e ao seu bebé.