Mulher grávida num baby shower

Baby Shower

A celebração de uma nova vida.

 

Torres de fraldas, num ambiente colorido e descontraído de conversas e brincadeiras, com presentes à mistura. Mais uma comemoração que chegou à cultura portuguesa e que veio para ficar - o Baby Shower ou Chá de Bebé.

O que é um baby shower e quem deve organizá-lo?

O baby shower deriva de uma tradição original dos tempos Vitorianos – o bridal shower, celebração onde as futuras esposas eram cobertas de presentes.

 

Mais tarde esta tradição foi adaptada para as mães, sendo nos tempos correntes uma festa que junta família e amigos, com o intuito de comemorar o futuro nascimento de uma criança e na qual a protagonista é a grávida.

 

Inicialmente, os baby showers eram essencialmente festas exclusivas para mulheres, juntando apenas as amigas e familiares do sexo feminino. Hoje em dia, muitos baby showers já contam com a presença de homens, sendo comum a participação dos pais e amigos nesta celebração.

 

Quem organiza o evento são, geralmente, as amigas da grávida ou a madrinha do bebé. No entanto, não há regra, pelo que a mãe ou ambos os pais poderão ter a iniciativa de preparar o baby shower para receber o novo elemento da família.  

O que se deve considerar na organização de um baby shower?

1. Logística
 

 O espaço, o catering e a decoração são os principais aspetos a ter em conta. Depois de escolher o espaço, certificando-se de que é suficientemente grande para todos os convidados, poderá ser escolhido um tema para a festa, que ajudará na definição da decoração e da comida a servir.

 

 

2. Lista de Convidados

 

 É importante ter em conta que este é um dia dedicado a “mimar” a grávida e que devem ser convidadas para o baby shower todas as pessoas que têm um papel importante na vida da mãe e do bebé a caminho.

 

 

3. Atividades
 

 No baby shower não podem faltar atividades divertidas para entreter a mãe e os seus convidados. Deixamos abaixo algumas sugestões simples de atividades que podem ser realizadas:

 

- Diário para os pais: cada convidado poderá deixar uma mensagem ou conselho para os pais.

 

- Mesa de trabalhos manuais: junte as suas amigas e amigos à volta de uma mesa para partilharem um momento de grupo na elaboração de uma moldura, um quadro ou até na decoração ou pintura de objetos de decoração para o quarto do bebé que aí vem.

 

- Jogos: perguntas à mãe sobre maternidade ou até mesmo uma pinhata, são algumas ideias para tornar o dia ainda mais especial e divertido, focando sempre a temática principal: o nascimento de uma criança.

 

- Sessão fotográfica: porque captar momentos em fotografia é imortaliza-los, faça uma sessão fotográfica com os convidados, com máscaras ou acessórios divertidos, para mais tarde recordar. O mais importante é que todos participem. 

Como tornar o dia inesquecível?

A atenção aos pormenores pode fazer a diferença, bem como a adequação da festa aos gostos e estilo de vida da grávida. Ou seja, cada baby shower deverá ser único e personalizado.

 

Os convidados podem, por exemplo, escrever mensagens para o bebé e para a mãe, que ficarão como recordação para ambos de um dia especial e de uma altura mágica na vida da mãe. No fundo, o fundamental é reunir os familiares e amigos para celebrarem a chegada de um novo elemento da “família”.

Dúvidas frequentes

Quem organiza? Qual a data ideal? Quem convidar? São algumas das questões mais frequentes quanto se fala em baby showers. Conheça as perguntas mais frequentes e saiba qual a melhor forma para se preparar para o baby shower:

 

- Qual a data ideal para organizar o baby shower?
 

O baby shower, por norma, é organizado antes do nascimento do bebé (7/8 meses de gestação) podendo, no entanto, ser realizado apenas após o nascimento. É importante ter em consideração que os primeiros meses após o nascimento do bebé são cansativos para os pais, pelo que esta poderá não ser a altura ideal. 

 

- O baby shower poderá ser organizado para o pai e para a mãe?
 

Tudo depende da preferência dos pais da criança. Hoje em dia já é mais comum mães e pais fazerem baby showers para os dois e inclusive alguns pais (homens) já têm o seu próprio baby shower. O ideal dependerá sempre do que faz mais sentido para os pais.

 

- Pode fazer-se um baby shower para comemorar o nascimento de um segundo filho?

 

Celebrar o nascimento de uma criança é sempre um bom motivo, pelo que esta festa não é exclusiva para o primeiro filho.

 

- Será uma boa ideia organizar um baby shower surpresa?

 

As surpresas são sempre agradáveis para quem as aprecia, no entanto, pense bem antes de fazer um baby shower surpresa – se é ou não do agrado da pessoa em questão ou se a altura é a mais propícia.