As suas escolhas e a saúde futura do seu bebé

Fazer as escolhas certas para a saúde futura do seu bebé

As decisões de estilo de vida que toma durante a gravidez e os primeiros anos de vida do seu bebé podem influenciar a sua saúde futura. Descubra como dar-lhe o melhor começo de vida.

A ligação entre o seu estilo de vida e a saúde do seu bebé

Durante décadas ouvimos falar sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis e que "Somos aquilo que comemos". Hoje em dia sabe-se que a nutrição do bebé, desde a conceção em diante, é ainda mais importante do que se pensava anteriormente, assim como o estilo de vida e os fatores ambientais, uma vez que os mesmos podem influenciar a sua saúde atual e futura. 

 

As últimas descobertas sobre a ciência da Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida (em inglês Early-life Nutritional Programming ou ENP), indicam que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé é determinada pelos genes e que a maior parte da sua saúde futura é influenciada por factores ambientais, que pode influenciar positivamente, e dos quais a nutrição é uma parte essencial. 

 

Esta nova ciência demonstra que o tempo que decorre desde a gravidez até à primeira infância é realmente importante, porque estabelece as funções para a saúde do seu bebé, desde o desenvolvimento de órgãos vitais até à maneira como os seus genes funcionam e interagem. Podemos ser capazes de influenciar positivamente o epigenoma dos nossos filhos, a informação que diz às células como devem comportar-se, através de um estilo de vida saudável e uma alimentação equilibrada.

 

Isto significa que, as suas escolhas e estilo de vida adoptado durante esta fase podem influenciar o desenvolvimento do seu bebé – e são estas escolhas, mais do que os seus genes inalteráveis que herdou, que podem determinar a saúde do seu bebé a partir de agora até à idade adulta.

O papel da nutrição

A nutrição da mãe é um dos aspetos mais importantes da gravidez, porque o que come não somente a ajuda a manter-se saudável como promove e ajuda o desenvolvimento do seu bebé, ajudando a estabelecer os alicerces da sua saúde futura. Não deve, no entanto deixar de comer de forma saudável após o nascimento do seu bebé.

 

Pode ainda influenciar a saúde e desenvolvimento do seu bebé através da amamentação até à primeira infância e mais além. O leite materno é o alimento perfeito porque contém todos os nutrientes essenciais, de que o seu bebé precisa para o desenvolvimento do cérebro, órgãos vitais, ossos e sistema imunitário. Quando o seu bebé atinge 6 meses de idade, e mediante recomendação do seu pediatra ou profissional de saúde, pode continuar a influenciar o seu desenvolvimento saudável ao introduzir uma alimentação complementar variada e nutritiva. 

Como pode influenciar a saúde do seu bebé

Ao tomar decisões de estilo de vida saudáveis e ao fazer escolhas nutricionais adequadas, pode influenciar positivamente a saúde futura, o crescimento e desenvolvimento do seu bebé.

 

Muito disso se resume a fazer as escolhas certas, tais como:

  • Não fumar nem beber álcool;
  • Moderar o seu consumo de cafeína;
  • Gerir o stress;
  • Dormir o suficiente;
  • Realizar uma quantidade apropriada/segura de atividade física;
  • Amamentar o seu bebé;
  • Fazer as escolhas nutricionais adequadas para si e para o seu bebé;

 

Estas simples mudanças de estilo de vida podem fazer uma grande diferença na saúde do seu bebé, a partir de agora e até à idade adulta. Saiba mais sobre a ciência de Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida.

ENP Learn More Background

Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.


ENP Learn More Separator

Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.


Descubra todos os artigos relacionados com a sua etapa atual