Amamentação entre as semanas 7-12 do bebé

A amamentação entre as semanas 7-12 do bebé

Nesta fase, as competências motoras do bebé estão a desenvolver-se. Observe como o seu filho mexe as mãozinhas e os braços, vai adorar observar estes pequenos progressos. A empatia emocional já foi estabelecida, por isso o bebé irá responder às suas expressões de felicidade ou tristeza, e até mesmo de stress. Por isso, tente estar tranquila junto do seu filho, especialmente durante as mamadas.

Semana 7 do bebé

Agora que o bebé passa mais tempo acordado e começa a fazer movimentos, pode ter a tentação de comparar o seu desenvolvimento ao de outros bebés da sua idade. Evite fazê-lo, porque cada bebé tem um processo desenvolvimento diferente. Só se vai preocupar sem necessidade. Tente lembrar-se sempre que os bebés se desenvolvem a ritmos diferentes, uns desenvolvem primeiro as competências motoras, e por isso começam a andar antes de completar o primeiro ano de vida, enquanto outros desenvolvem primeiro as competências de comunicação. Todos os bebés têm as suas qualidades e talentos e descobri-los faz parte do encanto de ser pai e mãe. Por esta altura, as pequenas mãozinhas do bebé começam a mexer-se e a tentar agarrar objetos por isso, quando estiver a amamentá-lo e tiver uma bebida quente ao pé de si, tenha cuidado para não estar ao seu alcance. Alguns bebés podem também, nesta fase, começar a virar-se quando estiverem deitados, por isso nunca o deixe sozinho em cima da cama ou do sofá.

Semana 8 do bebé

A visão do bebé está a desenvolver-se e pode até concentrar o olhar num objeto pequeno, como uma moeda, um clip ou um botão. Alguns bebés já conseguem agarrar em pequenos objetos e levá-los à boca por isso certifique-se de que não existem objetos pequenos à sua volta. O seu filho já começa a reparar nos seus sentimentos e alterações de humor? A maternidade pode trazer altos e baixos, por isso se estiver num dia menos bom, mantenha a calma para que o bebé se continue a sentir seguro e feliz. Lembre-se sempre de que o seu médico vai estar sempre presente para ajudá-la. Mesmo que julgue que os seus problemas não são importantes partilhe-os, mesmo que seja com outras mães, isso irá ajuda-la a sentir-se muito melhor. Quando regressar ao trabalho depois da licença de maternidade, considere todas as opções que tem à sua disposição para cuidar do seu bebé. Algumas mães decidem deixar o bebé numa creche durante algum tempo antes de regressarem ao trabalho, para que o bebé se vá adaptando. Também deverá pensar na forma como irá gerir a amamentação e o regresso ao trabalho.

Semana 9 do bebé

Por volta dos 2 meses, o bebé deverá ser vacinado novamente, pelo que poderá ter febre a seguir à injeção. Se tiver alguma dúvida consulte o seu profissional de saúde. Entre os 2 e os 3 meses, alguns bebés irão passar a dormir a noite inteira, o que são excelentes notícias para os pais! 

Semana 10 do bebé

Nesta fase, o bebé irá começar a ficar acordado durante mais tempo ao longo do dia e vai ficar encantado com as coisas mais simples, como os reflexos nas paredes ou as sombras. É muito importante interagir com ele para ajudá-lo a desenvolver o seu vocabulário.

Semana 11 do bebé

Não se esqueça de reservar algum tempo para si própria, o seu bem-estar é muito importante. Tente descansar quando o bebé está a dormir ou utilize esse tempo para tomar um banho relaxante. Como é que está a correr a amamentação? Já sabe que se tiver alguma dúvida deve falar com o seu profissional de saúde e pode ainda contactar as nossas especialistas em nutrição materno-infantil. 

Semana 12 do bebé

O bebé já dorme bem à noite? Se continua a acordar várias vezes durante a noite, lembre-se que não é a única nesta batalha! Quando um bebé já aprendeu a diferenciar o dia da noite e come mais durante a tarde, é provável que vá dormir melhor à noite. Pode ajudar o seu filho a aprender a diferenciar o dia da noite, tornando as mamadas à noite menos "estimulantes", por exemplo amamentando-o num quarto escuro e em silêncio.