Amamentação entre as semanas 3-6 do bebé

A amamentação entre as semanas 3-6 do bebé

Nesta fase, mais concretamente entre as 3-6 semanas do bebé, de certeza que já estabeleceu um processo de amamentação satisfatório para si e para o seu bebé e já se deve sentir muito mais à vontade com esta nova tarefa. Lembre-se que quanto mais tempo prolongar a amamentação melhor, pois qualquer quantidade de leite materno terá um efeito positivo na saúde do seu bebé.

Semana 3 do bebé

Agora que o bebé está perto de completar o primeiro mês de vida, a falta de sono e as preocupações podem começar a surgir. Mesmo que tenha um bebé lindo e saudável, poderá não se sentir a mulher mais feliz do mundo. É normal, cuidar de um recém-nascido é uma tarefa muito cansativa. Mas se essa tristeza se prolongar, deverá consultar o seu médico e falar com ele sobre essa situação, pois poderá ajudá-la com as suas preocupações sobre os progressos do bebé. Falar com familiares e com outras mães também a poderá ajudar bastante, pois é tranquilizador saber que muitos outros pais e mães já passaram pela mesma situação. Durante estas primeiras semanas, os bebés tendem a centrar as suas necessidades alimentares em determinados momentos do dia (geralmente durante a tarde e à noite). A boa notícia é que o bebé começa a desenvolver rotinas de amamentação e de sono. Se fizer um diário poderá ajudá-la a identificar esta rotina, ficando assim com um registo diário das suas mamadas, sestas e número de horas que o bebé dorme à noite. As rotinas não são imutáveis, por isso, deverá esperar algumas alterações durante os próximos 2 meses. No entanto, se tiver alguma preocupação, mesmo que seja pequena, fale com o seu profissional de saúde.

Aleitamento materno e cólicas

Uma das coisas que poderá preocupá-la entre as semanas 3 e 4 são as cólicas (podem aparecer a partir da semana 3 e durar até ao 4º mês). Se achar que o bebé sofre de cólicas, recomendamos que consulte o seu pediatra para colocar de parte outras causas e informar-se sobre eventuais tratamentos ou alternativas que possam ajudá-la a aliviar o bebé.

Semana 4 do bebé

Enquanto não chega o momento de regressar ao trabalho, terá muito tempo pela frente para desfrutar de dias inteiros com o seu bebé. Certifique-se de que se está a alimentar e hidratar de forma correta, leve o seu bebé a passear e socialize com outras pessoas.

Semana 5 do bebé

O seu bebé nasceu há um mês e por esta altura deverá começar a sentir-se mais à vontade com o aleitamento e também com os cuidados prestados ao bebé. Embora o bebé acorde com frequência durante a noite, ele estará mais alerta durante o dia. Fale e cante para o entreter e fazer com que comece a conhecer o mundo através de si. Os bebés adoram imagens e desenhos, por isso se gostar de arte, poderá levar o seu bebé a um museu ou a uma galeria de arte, por exemplo.

Semana 6 do bebé

Nesta fase, a visão do bebé melhora, está mais acordado e começa a sorrir. Brinque e fale com ele, mesmo que descreva apenas o que está a fazer. A interacção nesta fase é importante. Por volta da semana 6, poderá ter outro aumento do fluxo de leite. Após as primeiras 6 semanas, os seus esforços poderão ser recompensados com o primeiro sorriso do bebé. É também nesta fase que o bebé poderá passar por uma etapa de crescimento intensa que poderá durar 2 ou 3 dias, por isso não se preocupe se o bebé quiser mamar com maior frequência!