Amamentação entre as semanas 13-30 do bebé.

A amamentação entre as semanas 13-30 do bebé

Por volta dos 3 meses ocorre mais uma etapa de crescimento acentuado. Entre as semanas 13-30, a amamentação já deve ser um processo simples e fácil. O seu peito irá ficar menos duro e irá produzir o leite necessário. Agora que o estômago do bebé ficou maior, pode espaçar as mamadas durante o dia. Nesta fase, o seu bebé deverá começar a dormir mais horas seguidas e também a noite inteira.

Semana 13 e 14 do bebé

Passados os 3 meses, o aleitamento deve ser um processo simples e fácil. O seu peito irá ficar menos duro e irá produzir o leite necessário. Se o bebé se distrair com ruídos e sons enquanto está a mamar e largar o peito para ver o que se passa à sua volta, opte por dar de mamar num sitio tranquilo e sem estímulos. Nesta fase, as competências motoras do bebé continuam a desenvolver-se. Não o deixe sozinho em cima do sofá ou da cama, pois pode virar-se e cair. Se lhe der de mamar na cama, coloque-o no lugar mais afastado da ponta.

 

Alguns bebés começam desde cedo o processo de desenvolvimento da dentição. Alguns dos sinais são o excesso de saliva e uma maior irritabilidade do bebé, devido à dor nas gengivas. Algumas mães que amamentam receiam o aparecimento dos dentes, mas a maioria dos bebés não morde o peito apesar de ter dentes e se o fizerem, têm de parar a sucção para morder no peito. Isto pode ajudá-la a saber quando deve retirar o peito ao bebé.

Semana 15 a 18 do bebé

Nesta fase, é possível que o bebé comece a mamar com menor frequência. Em média, os bebés mamam entre 8 a 12 vezes por dia (24h), desde os primeiros dias até completarem 3 a 6 meses, pelo que poderá começar a sentir uma diminuição no número de mamadas. Essa mudança pode significar passar para entre 6-8 mamadas por dia.

O bebé começa também a ser mais curioso, pelo que pode começar a olhar para si quando estiver a comer. Esse comportamento não significa que ele esteja preparado para a introdução de outros alimentos. Quando ponderar iniciar a diversificação alimentar consulte o seu profissional de saúde.

Semana 16 a 22 do bebé

Aproxima-se o fim da licença de maternidade, por esta altura das 16 semanas, o que poderá significar o regresso ao trabalho. Nesta fase, o bebé poderá conseguir sentar-se sozinho, embora seja provável que perca o equilíbrio, por isso certifique-se de que está num lugar macio onde não se magoe.

 

Nesta altura, o seu bebé poderá ainda iniciar o processo de desenvolvimento da dentição. Por isso, poderá ficar mais irritado do que é habitual e chupar as mãozinhas. Outros dos sinais são a salivação intensa e em alguns casos a febre. Nesta fase, o bebé poderá ainda criar novos padrões de sono, começando a dormir menos durante o dia. Se o seu filho ainda não dorme bem à noite, não desespere. Ajude-o a descontrair antes de ir dormir e certifique-se de que não faz sestas muito longas durante o dia.  

Semana 27 a 30 do bebé

Se o bebé já gatinha, chegou o momento de preparar a casa para que seja um local seguro para começar a explorar. Analise cada divisão para detetar riscos, por exemplo, objetos pequenos como clips, moedas ou ganchos. Por questões de segurança, deve limpar o chão com maior frequência. Alguns bebés deixam de dormir sestas durante o dia, a menos que os ponham no carrinho para dar um passeio ou no carro. No entanto, mesmo que o bebé durma a noite inteira, irá precisar de uma sesta durante o dia para evitar que fique inquieto ou irritável no final da tarde. A introdução da alimentação complementar é recomendada a partir do 6º mês para bebés alimentados com leite materno, mas se lhe parece que o bebé já está preparado, consulte o seu pediatra antes de introduzir novos alimentos. Se continuar a amamentar e quiser reduzir o número de mamadas ou até deixar de amamentar, consulte o seu médico pois o aconselhável é fazê-lo de forma gradual.