Amamentação

Preparação para a amamentação

O melhor alimento do mundo para o seu bebé é o leite materno. Este é uma substância complexa que contém a mistura perfeita de hidratos de carbono, gorduras, proteínas, vitaminas e minerais necessários para um crescimento saudável. A amamentação fornece assim o melhor tipo de nutrição ao bebé, ajuda a protegê-lo contra doenças e infeções e fortalece as suas defesas naturais.

 

Graças aos estudos científicos feitos sobre o leite materno, hoje sabemos que contém nutrientes essenciais como ácidos gordos polinsaturados de cadeia longa, nucleótideos e fibras prebióticas.

 

Mesmo ainda grávida poderá começar a preparar-se para o processo de amamentação. Pode falar com profissionais de saúde, conversar com outras mães e pesquisar informação.

 

Aqui começamos a dar-lhe alguns conselhos:

  • Enquanto estiver grávida, o seu bebé vai depender da placenta para se desenvolver. Depois do nascimento, o leite materno proporciona-lhe tudo o que precisa para crescer. 
  • O seu peito pode mudar de forma e ficar mais sensível devido às alterações hormonais. Deverá começar a usar roupa interior para grávidas para que o peito, agora de maiores dimensões, fique sustentado de forma adequada.
  • Nos últimos meses de gravidez, o seu corpo começará a transformar-se para produzir colostro, o primeiro leite que o bebé vai receber mal nasça. 
  • Os especialistas em aleitamento recomendam que utilize soutiens sem aros para não interferir na circulação do leite, o que os torna mais adequados à amamentação.
  • Lembre-se que durante a gravidez é recomendável a utilização de um soutien durante a noite.