Alimentos a evitar na gravidez
Todos os alimentos que ingere ao longo da gravidez são essenciais no fornecimento de nutrientes e energia para o seu bebé. Deste modo, existem alguns alimentos que deve evitar ingerir1, de forma a garantir uma dieta saudável e equilibrada. Para uma lista mais exaustiva e adaptada à sua gravidez em específico, deverá aconselhar-se primeiro junto do seu profissional de saúde. No entanto, alguns desses alimentos são:
- Alimentos crus ou mal cozinhados (carnes, peixes, ovos, e vegetais) - A cozedura dos alimentos elimina alguns dos riscos, pelo que deve dar preferência a alimentos completamente confecionados. As saladas, vegetais e frutas para consumir sem cozedura devem ser adequadamente desinfetados.
- Álcool - Deverá evitar ingerir bebidas alcoólicas, pois podem interferir no desenvolvimento do bebé.
- Bebidas com cafeína – No geral, atualmente, recomenda-se que não seja excedida a ingestão de 200mg de cafeína por dia. Para além do café, não se esqueça que existem outras bebidas que contêm cafeína como alguns tipos de chá.1
- Alimentos com elevado teor de açúcar e gordura como bolos e doces devem ser evitados.
- Deve também ingerir de forma moderada alguns tipos de peixe como peixe-espada, atum e outros peixes azuis, por estes acumularem mais metais pesados. Não deve ingerir mais do que 1 a 2 porções destes peixes por semana.2 3
- Evitar patés e queijos não-pasteurizados.
Artigos relacionados:
- Nutrição na gravidez
- As suas escolhas e a saúde futura do seu bebé
- Nutrientes essenciais para uma alimentação saudável na gravidez
1-Diana Teixeira et al. Alimentação e Nutrição na Gravidez: Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, Direção-Geral da Saúde; 2015.; 2 - European Comission. Information note: Methyl mercury in fish and fishery products. 2004.; 3- European Food Safety Authority. Press Release. EFSA provides risk assessment on mercury in fish: Precautionary advice given to vulnerable groups. 18 March 2004.