Artigos

Mulher a preparar alimentos com Ácido fólico

O Ácido Fólico na gravidez

Se estiver grávida ou planeia engravidar, precisa de Ácido Fólico por muitas razões importantes. Descubra como o Ácido Fólico na gravidez pode afetar positivamente a sua saúde e a do seu bebé.

Por que razão o Ácido Fólico na gravidez é importante?

Assim que começar a tentar engravidar, é fundamental que tome Ácido Fólico. O Ácido Fólico na gravidez ajuda a reduzir o risco de defeitos do tubo neural (DTN), tal como espinha bífida. A espinha bífida é uma malformação que resulta de um espaço entre a coluna vertebral e a coluna espinhal em desenvolvimento. Uma vez que o tubo neural está fechado três a quatro semanas após a conceção, é importante que procure, se possível, tomar Ácido Fólico antes de engravidar. Se já estiver grávida e não tiver tomado um suplemento de Ácido Fólico, comece a tomar logo que possível e fale com o seu médico se estiver preocupada.

Qual a quantidade recomendada de Ácido Fólico na gravidez?

Recomenda-se que tome um suplemento de 400 µg de Ácido Fólico por dia pelo menos durante um mês antes de tentar engravidar e durante o primeiro trimestre da gravidez.

Que alimentos são boas fontes de Ácido Fólico?

Folato é a designação do Ácido Fólico quando está presente nos alimentos. Boas fontes de folato incluem: Lentilhas, espargos, espinafres, feijão vermelho, abacate, sumo de laranja e grão-de-bico.

 

Algumas investigações demonstram que tomar um suplemento multivitamínico com Ácido Fólico na gravidez ou antes da gestação poderá reduzir o risco de pré-eclâmpsia, uma doença grave que pode afetar as mulheres na segunda metade da gravidez.

ENP Learn More Background

Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.


ENP Learn More Separator

Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.


Descubra todos os artigos relacionados com a sua etapa atual