Artigos

9 semanas de gravidez

9ª Semana de Gravidez

Durante a 9ª semana poderá sentir-se mais cansada. Uma alimentação saudável irá ajudá-la a manter a sua energia. Porém, certos alimentos poderão representar risco para si e para o seu bebé. Saiba quais os alimentos a evitar. 

9ª Semana de Gravidez: que alimentos deve evitar durante a gravidez?

Dado que o seu corpo está a trabalhar arduamente para sustentar o seu bebé em desenvolvimento, poderá sentir-se mais cansada do que o habitual. Aproveite todas as oportunidades para um descanso adicional, além de adaptar a hora de se deitar para ter uma noite de sono mais longa.

 

Durante a gravidez, o desenvolvimento do seu bebé é altamente sensível à nutrição que recebe e à sua própria saúde em geral. Tenha especial cuidado com a preparação de alimentos e esteja ciente dos alimentos a evitar para reduzir o risco de intoxicação alimentar:

  • Ovos crus ou mal cozidos. São por vezes utilizados como ingredientes na maionese caseira, mousse caseira, mas a maioria das versões de compra são de consumo seguro;
  • Carne, peixe e frango crus ou mal cozinhados, incluindo bife tártaro, salmão fumado e sushi
  • Leite, queijo ou iogurte não pasteurizados

 

Os seguintes alimentos podem afetar negativamente o desenvolvimento do seu bebé, devendo então evitá-los durante a gravidez:

  • Fígado ou produtos com fígado, tais como paté. Estes comportam risco de listéria e podem conter altos níveis de vitamina A, o que pode causar defeitos de nascimento e toxicidade no fígado
  • É frequente o espadarte, o espadim e o tubarão conterem mercúrio, o que pode prejudicar o desenvolvendo do sistema nervoso do seu bebé. Peixes gordos (ou azuis), tais como cavala, atum, sardinha e truta também podem conter pequenas quantidades de toxinas. Porém, estes peixes fornecem uma gama saudável de nutrientes, incluindo ácidos gordos Ómega-3, que são benéficos para o cérebro do seu bebé. O conselho recomendado é limitar estes alimentos a duas porções por semana.

O desenvolvimento do seu bebé às 9 semanas de gravidez

O seu bebé tem agora cerca de 2 cm de comprimento.

 

As suas pálpebras estão a formar-se e os seus ouvidos estão a desenvolver-se. Os dentes continuam a ganhar forma dentro das suas gengivas. Os dedos do seu bebé já não têm a aparência palmípede e separaram-se agora em dez pequenos dedos individuais.

 

Apesar de ainda não sentir movimentos, o seu bebé está a tornar-se mais ativo. É capaz de mexer os braços e as pernas, virar a cabeça, curvar os dedos dos pés e abrir e fechar a boca.

 

Sabe se está a ingerir vitamina D suficiente? Ao ser produzida pelo corpo em reação à luz solar, ajuda no desenvolvimento dos dentes e ossos do seu bebé à medida que este cresce.

 

A ingestão de níveis suficientes de nutrientes essenciais poderá ter um impacto duradouro na saúde do seu bebé. As mais recentes evidências científicas relacionadas com a Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida revelam o quão importante é – grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada por fatores, incluindo a nutrição, nas primeiras etapas da vida. Verifique o seu consumo nutricional de hoje, utilizando a nossa Ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento.

ENP Learn More Background

Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.


ENP Learn More Separator

Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.


Descubra todos os artigos relacionados com a sua etapa atual