Artigos

8 semanas de gravidez

8ª Semana de Gravidez

As impressões digitais únicas do seu bebé estão a começar a formar-se. Entretanto, poderá continuar a sentir enjoos matinais. Leia as nossas dicas e descubra de que modo a sua alimentação influencia a saúde futura do seu bebé.

8ª Semana de Gravidez: os enjoos matinais persistem

Se sofrer da sensação de mal-estar causada pelos enjoos matinais, não é a única. Cada gravidez é diferente, mas mais de dois terços das futuras mães sentem náuseas relacionadas com a gravidez, a determinada altura, no primeiro trimestre.

 

Como já deve ter descoberto, os enjoos matinais podem ocorrer a qualquer hora do dia. A maioria das mães constatam que os enjoos se atenuam entre as 12 e 14 semanas. Para outras, poderá demorar um pouco mais, embora os sintomas possam aparecer e desaparecer ao longo da gravidez.

Apesar de ser uma sensação desconfortável, poderá ficar mais satisfeita por saber que os enjoos matinais são, quase sempre, sinal de uma gravidez saudável. 

Comer bem pode tornar-se um desafio

Se os enjoos matinais a impedem de ter a sua habitual alimentação saudável, não se preocupe. O seu corpo irá satisfazer o seu bebé em primeiro lugar. Portanto, mesmo que só consiga comer pouca quantidade, o seu bebé irá receber a nutrição de que necessita.

Faça com que cada alimento ingerido conte. Se possível, opte por alimentos frescos e ricos em nutrientes, e procure incluir proteínas, tais como carne magra e leguminosas, especialmente se de momento não tolerar alimentos lácteos.

O desenvolvimento do seu bebé às 8 semanas de gravidez

Em termos médicos, o seu bebé chama-se agora um feto, que em latim significa 'ser jovem' ou 'descendente'.

Mede cerca de 1,5 cm de comprimento.

Os olhos, boca e nariz do seu bebé estão a ficar mais definidos. As pálpebras estão a começar a desenvolver-se, mas ainda estão bem fechadas.

Por esta altura, os dentes de leite do seu bebé estão a começar a formar-se. Entretanto, as células ósseas estão a multiplicar-se e as suas pequenas articulações estão a desenvolver-se. Até agora, os dedos das mãos e dos pés do seu bebé tiveram um aspeto palmípede. Estas membranas estão agora a desaparecer. 

 

Cada órgão ocupa agora o seu devido lugar no corpo do seu bebé e o seu conjunto exclusivo de impressões digitais está a começar a formar-se.

 

O Cálcio é um nutriente essencial que, nesta fase, ajuda ao desenvolvimento dos ossos e dentes do seu bebé. Os alimentos lácteos são uma boa fonte – duas a três porções por dia ajudá-la-ão a obter a sua quantidade recomendada.

 

Ao garantir um fornecimento constante de nutrientes vitais não está somente a afetar o desenvolvimento atual do seu bebé: é algo que é importante em todo o desenvolvimento futuro e, por conseguinte, na saúde do seu bebé a longo prazo. Com efeito, as evidências científicas relacionadas com Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida revelam que os fatores externos, incluindo a sua alimentação pré-natal, são os principais responsáveis pela da saúde futura do seu bebé.

ENP Learn More Background

Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.


ENP Learn More Separator

Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.


Descubra todos os artigos relacionados com a sua etapa atual