Artigos

8 semana bebé

8ª Semana

Por volta desta altura, o seu bebé poderá estar fascinado pelas mãos. Saiba mais sobre esta meta e sobre os passos que poderá dar, para ajudar a proteger o seu bebé das alergias.

 

O seu bebé tem agora dois meses de idade e é provável que esteja muito diferente do recém-nascido em que pegou pela primeira vez há apenas oito semanas. Nesta fase, está a começar a desenvolver os reflexos e o controlo das mãos. Entretanto, se está preocupada com alergias, leia os nossos conselhos sobre o que poderá fazer para evitar potenciais alergénios nos primeiros meses.

8ª Semana: Está preocupada com as alergias?

Asma, eczema, e febre dos fenos são doenças alérgicas comuns, predominantes no mundo moderno. As alergias são comuns na infância (1 em cada 5 crianças) e, normalmente vão desaparecendo ou atenuando à medida que a criança cresce, sendo que sofre de algum tipo de alergia, que irá desaparecendo à medida que a criança cresce. 

 

Sendo assim, o que pode fazer para ajudar?

 

Embora a genética seja especialmente responsável pelas alergias, o ambiente em que vivemos tem impacto. Os bebés possuem sistemas imunitários imaturos, que podem ser mais sensíveis às coisas com que entram em contacto. Com isso em mente, há precauções que poderá seguir e que poderão ajudar a protegê-lo dos alergénios - ou dos desencadeadores de alergias - nos primeiros meses:

  • Amamentação: crê-se que os bebés amamentados são menos propensos ao desenvolvimento de alergias devido aos anticorpos presentes no leite materno e também por esta ser a fonte de alimento perfeita para o seu sistema digestivo em desenvolvimento;
  • Qualidade do ar: esteja ciente do tipo de ar que o seu bebé respira. Nunca fume perto de um bebé, evite perfumes, desodorizantes ou lacas em spray bem como utilizar ambientadores ou produtos de limpeza perto dele;
  • Proteja a sua pele delicada: use água e sabonete próprio para bebé para o lavar e evite pô-lo em contacto com potenciais substâncias irritantes, tais como sabonetes e cremes não indicados para bebé. Lave o seu vestuário e roupa de cama com detergente suave e próprio para bebé, e lembre-se de que alguns tecidos, como a lã, podem irritar a pele.

 

Se está preocupada com o aparecimento de sinais de doença alérgica no seu filho consulte o seu profissional de saúde.

8ª Semana: O desenvolvimento do seu bebé

Por volta dos dois meses, o seu bebé irá descobrir a utilidade das suas mãos e desenvolver um agarrar forte. Indubitavelmente, o seu bebé ficará fascinado por tudo o que é novo, sendo pois o momento perfeito para o motivar com objetos adequados a bebés, que podem facilmente ser agarrados.

 

Brincar com o seu bebé irá incentivá-lo a tornar-se mais ativo. Experimente pendurar um colorido móbile de berço acima dele ou usar rocas para atrair a sua atenção. Cante e estimule o seu sentido de toque ao acariciá-lo delicadamente com materiais de diversas texturas.

 

Consultas de rotina e vacinação

 

Pelas oito semanas, o seu bebé será provavelmente observado por um médico ou profissional de saúde e deverá ser submetido a um exame de saúde geral e à primeira ronda de vacinação. O exame irá controlar coisas como o seu peso, além de lhe dar a oportunidade de falar sobre quaisquer preocupações que tenha acerca do desenvolvimento do seu bebé.

 

É geralmente nessa consulta que o seu bebé será vacinado de modo a ficar protegido contra doenças como a poliomielite, a tosse convulsa (pertussis) e a difteria. Embora a vacinação não seja agradável para o seu bebé, ele rapidamente se esquecerá de tudo e os efeitos secundários são raros e, no geral, muito ligeiros. Saiba mais sobre as imunizações e o seu bebé.

 

A vacinação é um complemento importante à imunidade que lhe é passada através do leite materno. A amamentação também dá ao seu bebé a mistura perfeita de Vitaminas, minerais e Ácidos Gordos LCPUFA'S.

ENP Learn More Background

Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.


ENP Learn More Separator

Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.


Descubra todos os artigos relacionados com a sua etapa atual