Artigos

7 semanas de gravidez

7ª Semana de Gravidez

O seu sistema imunitário continua a adaptar-se para ajudar o seu bebé. Descubra porque é que precisa de ter especial cuidado com as suas escolhas alimentares a partir de agora.

7ª Semana de Gravidez: fortaleça o seu sistema imunitário

O seu sistema imunitário está a adaptar-se para aceitar e proteger o seu bebé, bem como a si própria. Está na altura de dar às suas defesas naturais o máximo apoio possível através de uma alimentação saudável e de ter mais cuidados ao preparar os alimentos.

 

Tenha cuidado com os alimentos que não são tão frescos quanto deveriam ser. Considere evitar alimentos que possam representar risco, tais como queijos de pasta mole, frescos ou não pasteurizados camarões e outros mariscos crus ou mal cozinhados. Não se esqueça de lavar bem todos os alimentos e lave regularmente as mãos quando cozinhar, especialmente alimentos crus.

 

Diabetes gestacional - o que é?

A diabetes gestacional é uma doença que surge apenas durante a gravidez. Afeta o modo como o seu corpo utiliza a glicose, dando origem a elevados níveis de açúcar no sangue. Se não for tratada, o elevado açúcar no sangue poderá resultar num aumento do peso do seu bebé à nascença, o que poderá aumentar o risco de obesidade e diabetes numa fase posterior da vida.

 

É normalmente realizado um rastreio (análise à urina) às 28 semanas. Caso descubra que tem diabetes gestacional, poderá controlar os sintomas ao combinar uma alimentação saudável e exercício físico regular. O seu médico irá querer verificar regularmente os seus níveis de açúcar no sangue e disponibilizar-lhe-á qualquer apoio extra de que necessite. 

O desenvolvimento do seu bebé às 7 semanas de gravidez

O seu bebé tem agora aproximadamente 12 mm de comprimento.

 

O seu aparelho digestivo está a desenvolver-se e o seu cérebro dividiu-se em dois hemisférios distintos. Estão a começar a surgir minúsculos canais respiratórios no local onde os pulmões se irão formar.

 

De um ponto de vista físico, os seus braços e pernas estão a ficar com formas mais identificáveis. Estão a formar-se as pálpebras, os dedos dos pés e os dedos das mãos, mas as espessas membranas interdigitais ainda ligam os seus dedos.

 

A ponta do nariz do seu bebé começa a emergir da cara e as narinas estão agora a ficar mais definidas. Por todo o corpo do seu bebé, estão a formar-se fibras musculares, permitindo-o dobrar para os lados e fazer movimentos descoordenados com as pernas. No entanto, ainda faltam algumas semanas para que possa sentir os seus primeiros movimentos.

 

Nesta fase, um dos nutrientes que ajuda ao desenvolvimento dos músculos do seu bebé é a Vitamina B2 ou a Riboflavina. Presente nos lacticínios e ovos, por exemplo, é um dos muitos nutrientes importantes a incluir na sua alimentação durante a gravidez.

As evidências científicas relacionadas com Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida revelam o quanto a nutrição e o estilo de vida durante a gravidez podem afetar o futuro bem-estar do bebé. Investigação recente já comprovou que os genes representam uma pequena parte da saúde do seu bebé, sendo que os fatores externos, incluindo a nutrição pré-natal, são os principais influenciadores.

 

Isto dá-lhe a oportunidade de fazer a diferença no bem-estar futuro da vida do seu bebé, a começar pelas escolhas alimentares e de estilo de vida que faz hoje. Dê ao seu bebé o melhor início de vida, com a ajuda da nossa Ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento

ENP Learn More Background

Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.


ENP Learn More Separator

Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.


Descubra todos os artigos relacionados com a sua etapa atual