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6 semanas de gravidez

6ª Semana de Gravidez

Nesta semana, poderá começar a sentir enjoos matinais. Saiba como minimizar as náuseas e descubra quais os alimentos que podem ajudar a fortalecer o seu sistema imunitário e o desenvolvimento do seu bebé.

6ª Semana de Gravidez: saiba como gerir os enjoos matinais

Com o aumento dos seus níveis de progesterona, por esta altura poderá começar a sentir alguns sintomas bem percetíveis da gravidez.

 

Do mesmo modo que cada mulher é diferente, assim o é cada gravidez. Os enjoos matinais tendem a ser imprevisíveis sendo impossível antecipar se irá ou não sofrer dos mesmos. Se sentir náuseas relacionadas com a gravidez, os seguintes conselhos poderão ajudar.

  • Experimente comer em menor quantidade e mais vezes ao dia
  • Antes de começar a arranjar-se de manhã, coma algo simples, como uma bolacha de água e sal, para ajudar a acalmar o seu estômago
  • Evite alimentos condimentados ou com muita gordura
  • Beba água ao longo do dia
  • Saboreie chá de hortelã
  • Apanhe ar fresco
  • Mastigue gengibre cristalizado ou beba chá de gengibre fresco

 

Os enjoos matinais poderão dificultar a obtenção de todos os nutrientes de que necessita para ajudar a sua própria saúde e o desenvolvimento do seu bebé. Utilize a nossa Ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento para descobrir o que poderá estar a faltar à sua alimentação e leia os conselhos sobre como garantir a obtenção do equilíbrio adequado para ambos.

O papel da alimentação no sistema imunitário

Durante a gravidez, o seu sistema imunitário encontra-se, naturalmente diminuído: é a forma do seu corpo aceitar o bebé a crescer dentro de si.

 

Poderá aumentar as suas defesas naturais ao comer bastantes alimentos ricos em oligossacáridos, que fazem parte dos alimentos prebióticos. Estes atuam como alimento para as bactérias boas que vivem no aparelho digestivo. As fontes naturais incluem grãos, cereais, banana, alho, cebola, alho-francês e tomate, entre outros.

 

Os alimentos ricos em antioxidantes, que protegem as células saudáveis, também são elementos importantes da alimentação na gravidez. A vitamina C é um desses antioxidantes e está presente de forma abundante em frutas e legumes. O tomate é uma excelente fonte de licopeno, outro poderoso antioxidante.

O desenvolvimento do seu bebé às 6 semanas de gravidez

O seu bebé duplicou de tamanho durante a última semana e tem agora cerca de 8 mm de comprimento.

 

Nesta altura, todos os órgãos principais do seu bebé estão a desenvolver-se rapidamente. O seu coração desenvolveu claramente os ventrículos direito e esquerdo e bate entre 100 a 130 vezes por minuto, irrigando sangue pelo seu corpo em desenvolvimento.

 

As células do seu bebé são muito sensíveis à nutrição que recebem nesta fase crítica de desenvolvimento. As recentes evidências científicas revelam que apenas uma pequena parte da sua saúde futura é determinada pela genética e que os fatores externos são os principais influenciadores.

 

Isto significa que, como mãe, tem a possibilidade de afetar positivamente a saúde futura do seu bebé, tendo uma boa alimentação e proporcionando o melhor ambiente fetal possível durante a gravidez. Por exemplo, o consumo regular de alimentos ricos em Ómega-3 ajuda ao desenvolvimento do cérebro do seu bebé, que estabelece a base de toda a aprendizagem futura.

Poderá aplicar os princípios da ciência da Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida, para dar ao seu bebé o melhor começo nutricional para um futuro mais saudável, ao utilizar a nossa Ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento.

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Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.


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Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.


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