Artigos

6 semana bebé

6ª Semana

Na 6ª semana, o seu bebé está a ficar fisicamente mais forte. E é provável que vá visitar o seu médico para a "consulta das seis semanas".

 

Os músculos do pescoço do seu bebé já estão a ficar mais fortes e este poderá mostrar maior interesse pelo mundo que o rodeia. Nesta altura, é possível que vá ao seu médico para uma consulta de revisão do parto.

6ª Semana: As perguntas que deve colocar na sua consulta das seis semanas

O seu médico vai perguntar-lhe como está a recuperar fisicamente, mas também sobre as suas emoções. Prepare previamente uma lista das dúvidas que possa ter e seja sincera. Esta é a sua oportunidade de falar sobre quaisquer preocupações, desde amamentação e criação de laços, ao impacto que o bebé está a ter na sua relação com o seu companheiro.

6ª Semana: O desenvolvimento do seu bebé

Por esta altura, o seu bebé poderá começar a premiá-la por todo o seu esforço com um sorriso. Eis o que necessita saber sobre crescimento e metas de desenvolvimento quando o bebé tem seis semanas de idade.

Desenvolvimentos físicos

Os bebés desenvolvem-se fisicamente da cabeça aos pés. Primeiro, os músculos do pescoço irão fortalecer-se para suportar a cabeça. Seguem-se os ombros, os músculos do peito e das costas. As pernas serão as últimas a desenvolverem-se. À medida que cresce, os músculos do seu bebé irão ficar mais reativos. Poderá começar a mexer os braços quando for estimulado ou estiver entusiasmado, e poderá levantar a cabeça, sem apoios, durante alguns segundos.

Aprender a conhecê-la

Nesta fase, o seu bebé já deve reconhecê-la. Poderá reagir às suas palavras com um olhar compenetrado, seguir o som da sua voz quando se movimenta e imitar as suas expressões. Sorria ou deite-lhe a língua de fora para ver o que acontece.

 

Leia mais sobre metas sociais e emocionais, mas lembre-se que cada bebé é diferente e irá desenvolver-se ao seu próprio ritmo. As metas do desenvolvimento variam muito. Caso se sinta minimamente preocupada, fale com o seu médico ou profissional de saúde.

 

ENP Learn More Background

Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.


ENP Learn More Separator

Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.


Descubra todos os artigos relacionados com a sua etapa atual