Artigos

5 semana bebé

5ª Semana

Nesta fase, o seu bebé irá começar a desenvolver a personalidade. Saiba o que esperar na 5ª semana.

 

A personalidade do seu bebé está a começar a surgir e você poderá estar a entrar numa rotina. Contudo, saiba o que fazer se estiver a sentir-se em baixo.

5ª Semana: Como é que se sente?

Já passou a etapa do primeiro mês e, agora, cuidar do seu bebé poderá ser um pouco mais fácil, uma vez que está a ficar mais confiante e a entrar numa rotina. Caso ainda esteja com dificuldades ou a sentir-se em baixo, estas estratégias poderão ajudar:

  • Faça uma pausa. Peça ao seu companheiro ou a uma pessoa amiga para cuidar do bebé por algumas horas enquanto você faz algo de que goste
  • Dê um passeio no parque. Está comprovado que fazer exercício ao ar livre melhora o humor e é algo que você e o bebé podem fazer juntos
  • Reúna-se com velhos amigos ou faça alguns novos nos grupos infantis locais
  • Fale com o seu companheiro, com outras mães ou com um profissional de saúde sobre aquilo que está a sentir
  • Descanse quando puder
  • Faça uma alimentação saudável

 

Alguns cientistas acreditam que os alimentos ricos em Vitaminas B6, Selénio e Ómega-3, podem melhorar a boa disposição e fazer com que nos sintamos bem-humorados. Estes alimentos incluem peixes gordos, leguminosas e iogurte. A nossa Ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento pode ajudá-la a garantir que está a ingerir a quantidade suficiente destes nutrientes na sua alimentação.

Depressão pós-parto

É perfeitamente normal sentir-se emotiva ou até desanimada após o nascimento de um bebé. Porém, se se sente ansiosa, desgostosa ou oprimida, e as nossas estratégias não ajudaram, fale com o seu médico ou profissional de saúde. Poderá aparentar ser depressão pós-parto (DPP). Trata-se de uma doença bastante comum, sendo importante procurar apoio médico o mais depressa possível, para obter um diagnóstico, tratamento e aconselhamento.

5ª Semana: O desenvolvimento do seu bebé

Quando o seu bebé tem cerca de cinco semanas de idade, poderá começar a reconhecê-la, assim como à sua voz. Poderá também dormir menos e ficar acordado mais tempo.

Uma personalidade em evolução

À medida que o seu bebé presta mais atenção a pessoas e lugares, a sua personalidade começará a surgir. Será capaz de perceber quais as suas preferências; por exemplo, o seu bebé pode mostrar um desagrado evidente quando é pegado ao colo por uma pessoa desconhecida. Nesta idade, poderá começar a chupar no dedo ou polegar. Não se preocupe se isso acontecer. Muitos bebés fazem isso para se acalmarem.

 

Se o seu bebé não se desenvolver ao mesmo ritmo das metas aqui mencionadas, não há motivos de preocupação. Trata-se apenas de um guia, o seu bebé irá interagir consigo quando estiver preparado.

ENP Learn More Background

Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.


ENP Learn More Separator

Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.


Descubra todos os artigos relacionados com a sua etapa atual