Artigos

4 semanas de gravidez

4ª Semana de Gravidez

Mesmo nas fases iniciais da sua gravidez, os órgãos do seu bebé começam a formar-se. Descubra hoje o que pode fazer para influenciar a saúde futura do seu bebé.

4ª Semana de Gravidez: o seu corpo já está a mudar

Este é apenas o começo de um incrível e intenso período de crescimento e desenvolvimento para o seu bebé. Os seus níveis de progesterona aumentam significativamente durante o decorrer desta semana, promovendo o desenvolvimento do revestimento do seu útero. Isto, aliado ao facto do tamanho do útero estar a aumentar, poderá originar dores abdominais ligeiras. A sensação é semelhante à das dores pré-menstruais ligeiras.

 

Se ainda não alterou a sua alimentação, para ajudar a sua gravidez, agora é altura certa. Uma alimentação saudável, que inclua muitas frutas e vegetais, irá fornecer muitos dos nutrientes e minerais essenciais, à manutenção da sua própria saúde e ao adequado desenvolvimento do seu bebé. Não consuma bebidas alcoólicas e certifique-se de que sabe quais os alimentos a evitar para proteger o seu bebé em desenvolvimento.

O desenvolvimento do seu bebé às 4 semanas de gravidez

Ainda que o desenvolvimento, na 4ª semana esteja a acontecer a uma escala microscópica, os principais órgãos do seu bebé começam a formar-se. O seu cérebro, fígado, rins, pâncreas, timo e baço estão a desenvolver-se. Estes serão o suporte do seu bebé para toda a vida.

Evidências científicas demonstram que nesta altura a "programação fetal" já começou. Isto significa que o ambiente que dá ao seu bebé no ventre, através da sua alimentação e estilo de vida, podem ter um impacto na sua saúde física e mental, ao longo de toda a vida do seu bebé.

 

O seu bebé irá continuar a crescer através da divisão e subdivisão das suas células, milhões e milhões de vezes. Cada célula contém o mesmo ADN. Mecanismos dentro das células, conhecidos como mecanismos epigenéticos, podem "ativar" ou "desativar" os genes. Tal faz com que os genes evoluam de forma diferente, originando diferentes tipos de células, tais como as epidérmicas, cerebrais e musculares. Estes mecanismos são altamente adaptáveis ao seu meio ambiente, razão pela qual as condições ideais de nutrição e estilo de vida podem ter um impacto tão positivo na saúde futura.

 

A ciência recente mostra que grande parte da saúde do seu bebé pode estar dependente de fatores externos, incluindo a sua alimentação e estilo de vida durante a gravidez. Verifique se está a dar ao seu bebé o melhor começo através da nossa Ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento.

ENP Learn More Background

Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.


ENP Learn More Separator

Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.


Descubra todos os artigos relacionados com a sua etapa atual