Artigos

4 semana bebé

4ª Semana

Parabéns! O seu bebé tem agora um mês de idade. Descubra como está a mudar e lembre-se é de extrema importância  cuidar de si e da sua própria saúde.

 

Tem sido um mês emocionante, mas exigente. Porém, é também altura de cuidar da sua própria saúde. E nesta fase, o seu bebé poderá começar a fazer novos sons; descubra como incentivá-lo. 

4ª Semana: Está na altura de cuidar da sua saúde

Ao ter vindo a cuidar do seu bebé recém-nascido, passou por um dos meses mais importantes e exigentes da sua vida. Agora e sempre, à medida que o seu bebé atinge a quarta semana, deverá pensar na sua própria saúde. Faça uma alimentação saudável e equilibrada, para ajudar à recuperação do seu corpo.

Ainda tem dores?

Se durante o parto necessitou de ser submetida a alguma intervenção cirúrgica, tal como uma episiotomia (pequeno corte) no períneo ou uma cesariana, é normal que ainda se sinta dorida durante algumas semanas. É provável que o seu médico queira observá-la cerca de seis semanas após o nascimento, e nessa altura poderá colocar-lhe quaisquer dúvidas. Se, entretanto, estiver a sentir muitas dores, ou estiver preocupada com a boa cicatrização do corte, não espere, marque uma consulta médica antecipada

A dor mamária

Para a maioria das mulheres, a amamentação já será mais fácil agora. Porém, se ainda está com dificuldades, não é tarde demais para pedir ajuda a um especialista em amamentação ou profissional de saúde. Se as suas mamas estão inchadas, quentes, doridas e endurecidas, poderá  aparentar ter mastite. Outros sintomas são um nódulo na mama e, por vezes, sintomas semelhantes aos da gripe. Em caso de dúvida, ou caso aparente ter algum destes sintomas, deverá falar com o seu médico para obter um diagnóstico e aconselhamento adequados. 

4ª Semana: O desenvolvimento do seu bebé

Às quatro semanas, o bebé consegue concentrar-se num rosto e os seus olhos poderão ser capazes de seguir um objeto num movimento em arco, a cerca de 15 cm do seu rosto. Poderá notar, inclusivamente, que reage a ruídos, pois fica assustado, chora ou fica imobilizado a ouvir atentamente. Experimente abanar uma roca à frente dele e veja o que acontece.

Crie laços com o seu bebé

Fortaleça o seu laço afetivo com o seu bebé através do contacto físico. Pode fazer isso com facilidade no momento da amamentação, quando tem a oportunidade de pegar no seu bebé e de estabelecer contacto pele com pele.

Toca a falar

Poderá notar que o seu bebé está a tornar-se muito mais forte e mais comunicativo. Os sons podem assemelhar-se a palreios e balbucios. Quando ele fizer isso, imite-o! Aos poucos, o seu bebé irá acostumar-se ao som da sua voz - por isso, continue a conversar com ele e veja o que acontece.

Se o seu bebé não estiver pronto para estas atividades, não se preocupe. Cada bebé é diferente e desenvolve-se a ritmos diferentes. Só precisa de mais algum tempo.

ENP Learn More Background

Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.


ENP Learn More Separator

Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.


Descubra todos os artigos relacionados com a sua etapa atual