Artigos

39 semanas de gravidez

39ª Semana de Gravidez

O seu bebé está pronto para vir ao mundo, e que experiência tem sido até agora. Eis o que necessita saber, com o aproximar do nascimento do seu bebé.

39ª Semana de Gravidez: O seu corpo em mudança

Durante este período, as suas varizes, se as tiver, poderão ficar mais pronunciadas. Isto deve-se à hormona progesterona, que descontrai os vasos sanguíneos, dando origem a maior circulação de sangue pelo seu corpo. Tente não ficar muito tempo em pé e coloque as pernas numa posição mais elevada quando se sentar.

 

A boa notícia é que, quando a cabeça do bebé tiver encaixado, sentirá mais facilidade em respirar, pois o corpo do seu bebé fará menos pressão nos seus pulmões.

 

Nesta fase, poderá sentir um "rolhão mucoso" – que é quando o muco que está a selar o colo do útero é expelido. Este é um sinal de que o seu corpo se está a preparar para o parto. Poderá não acontecer de imediato, mas é um sinal de que estará para breve. 

Preparação para o parto

Atualmente as mães têm à sua disposição um leque de escolhas incrivelmente vasto no que se refere ao ato de dar à luz. Antes de dar à luz, reúna o máximo de informação que conseguir.

Discuta todas as possibilidades com o médico que a segue durante a gravidez de modo a se preparar para o grande dia. Ainda assim, não se esqueça que poderá ter de ser flexível. Os bebés têm o hábito de virar, de pernas para o ar, até os planos mais perfeitos.

Mas discutir com antecedência as opções de nascimento existentes com o seu médico, dá-lhe tempo para considerar todas as alternativas, tomar decisões importantes, de cabeça fria, e preparar-se para qualquer eventualidade. Se fez um plano de parto, junte-o às suas notas sobre maternidade. Dessa forma, será mais fácil de encontrar quando entrar em trabalho de parto.

 

Embora um plano de parto seja útil, o trabalho de parto e o nascimento são difíceis de prever. O seu obstetra poderá sentir a necessidade de lhe recomendar um plano de ação, que não é o que teria imaginado inicialmente. Contudo, será sempre a pensar no que é melhor para si e para o seu bebé.

O desenvolvimento do seu bebé às 39 semanas de gravidez

O seu bebé poderá agora chegar a qualquer momento, mas não se esqueça que a data de parto é apenas uma estimativa. Não são muitos os bebés que nascem no dia exato. Aliás, muitas mulheres que vão ser mães pela primeira vez têm de aguardar, em média, mais duas semanas pelo nascimento do seu bebé.

 

O seu bebé já irá pesar, em média, 3,4 kg e medir cerca de 51 cm da cabeça aos pés. Não há espaço livre no seu útero, por isso o seu bebé só se consegue mexer de um lado para o outro. Nos últimos 9 meses, o seu bebé desenvolveu-se de uma única célula para um pequeno ser humano, composto por mais de 200 milhões de células e pesando 6 mil milhões de vezes mais.

 

Durante toda esta incrível viagem, a sua placenta tem fornecido ao seu bebé os nutrientes e os anticorpos de que este irá necessitar para apoiar o sistema imunitário. Tal irá ajudar o seu bebé a combater as infeções, nos próximos 6 a 12 meses, mantendo-o vivo e de boa saúde.

 

Poderá continuar a ajudar a saúde futura do seu bebé, ao fornecer nutrientes de boa qualidade pela amamentação. Saiba mais sobre a ciência da Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida.

ENP Learn More Background

Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.


ENP Learn More Separator

Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.


Descubra todos os artigos relacionados com a sua etapa atual