Artigos

38 semanas de gravidez

38ª Semana de Gravidez

Agora que o seu bebé está completamente desenvolvido, é o momento ideal para rever o seu plano de parto. Assim, irá sentir-se preparada e confiante para o acontecimento emocionante que se avizinha.

38ª Semana de Gravidez: Aproveite ao máximo o tempo livre

Durante estas últimas semanas, poderá notar que é cada vez mais difícil dormir bem, especialmente à noite. Poderá sentir-se desconfortável, por isso tente levar as coisas com calma. Repouse bastante durante o dia e eleve os seus pés. Aproveite o tempo para ler um livro ou ver um bom filme. Estas são as coisas que terá dificuldade em encaixar na rotina, quando o bebé chegar.

O seu plano de parto

Esta semana terá a sua última consulta pré-natal antes do seu bebé nascer. Agora é a sua oportunidade de fazer uma lista de perguntas de última hora, para colocar ao seu obstetra. As perguntas poderão variar entre, como lidar com a fase inicial do trabalho de parto e gerir o alívio da dor.

 

Esta é uma boa altura para rever o seu plano de parto (se já o tiver preparado) ou de pensar em fazer um. Isto irá ajudá-la a sentir-se preparada, assim como informa os médicos, ou obstetras, sobre o tipo de parto que gostaria de ter.

 

 

O plano de parto não é fixo e imutável. As coisas nem sempre correm de acordo com o planeado, mas ter uma lista que reflete os seus desejos e preferências, fará com que se sinta mais confiante e com o controlo da situação. 

O desenvolvimento do seu bebé às 38 semanas de gravidez

Na 38ª semana, o seu bebé terá aproximadamente 50 cm de comprimento e pesará cerca de 2,9 kg. Irá passar estas últimas semanas a acumular tecido adiposo.

 

Desde que o seu bebé desenvolveu os músculos para a sucção e deglutição, tem ingerido líquido amniótico. Este tem vindo a acumular-se como resíduos nos seus intestinos. Esta substância preta e esverdeada, conhecida por mecónio, contém células mortas da pele e penugem do lanugo. Será expelida no primeiro movimento intestinal do seu bebé.

 

Nesta fase, o seu bebé consegue ouvir a sua voz, por isso assegure-se de que você e o seu companheiro falam com ele. Tal fará com que se familiarize convosco e com o importante papel que terão no futuro.

 

Ao fornecer ao seu bebé nutrientes de boa qualidade ainda no útero, está a dar-lhe um ótimo começo, continuado a ter influência na sua alimentação e saúde através da amamentação, desmame e no futuro. Saiba mais sobre a ciência da Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida.

ENP Learn More Background

Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.


ENP Learn More Separator

Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.


Descubra todos os artigos relacionados com a sua etapa atual