Artigos

37 semanas de gravidez

37ª Semana de Gravidez

Parabéns! O seu bebé já atingiu o termo completo e poderá nascer a qualquer momento, nas próximas semanas. Experimente as nossas sugestões, que a preparam para a chegada do novo rebento.

37ª Semana de Gravidez: Sensação de calor

É possível que se sinta cansada e com muito calor neste momento. Isto deve-se ao esforço que o seu corpo está a fazer para nutrir o seu bebé e suportar o seu peso extra. Quanto mais sangue o seu corpo circular para si e para o seu bebé, mais calorias irá necessitar e, devido ao uso de toda esta energia extra, mais quente se irá sentir.

 

Se sentir muito calor, porque não experimentar algumas destas ideias que a ajudam a refrescar:

  • Mantenha uma máscara de gel no frigorífico, para colocar nos olhos enquanto repousa
  • Ponha as mãos e os pulsos debaixo de água fria corrente, para arrefecer a sua circulação sanguínea
  • Tenha um spray de água refrescante, ou uma mini ventoinha na mala, para se refrescar quando estiver fora de casa
  • Beba bastante água para se manter fresca e hidratada, e para repor os líquidos que perdeu através da transpiração

O instinto de nidificação

Se der por si a limpar freneticamente os armários, não se preocupe. É possível que seja o seu instinto de nidificação a despoletar.

 

Este pode surgir a qualquer momento, a partir do quinto mês, ou não surgir de todo. Porém, é mais frequente nas duas últimas semanas antes da data de parto. Algumas pessoas pensam que é um sinal que estará prestes a entrar em trabalho de parto.

 

Poderá sentir uma onda de energia e uma súbita vontade de pintar o quarto, limpar a casa toda ou descongelar o frigorífico. Trata-se de um instinto primitivo e animal, que a prepara para o nascimento. No entanto, nem todas as mulheres grávidas o sentem. Este instinto não constitui nenhum problema, a menos que sinta um impulso de começar a mover mobiliário pesado do lugar. Evite levantar pesos, bem como subir escadas ou escadotes, porque os seus ligamentos e o seu sentido de equilíbrio estão mais fracos durante a gravidez. Não quererá arriscar-se a dar um mau jeito à coluna ou a cair. Peça sempre ajuda!

Encha o congelador

Se estiver a sentir-se com energia, porque não aproveitá-la na cozinha? Abastecer o congelador com refeições saudáveis, em porções de tamanho familiar, é das coisas mais úteis que poderá fazer antes do nascimento.

 

Pense em refeições fáceis de cozinhar, molhos para massas, sopas, guisados, e comidas pré-cozinhadas para refeições saudáveis, que apenas irão levar minutos a preparar, após descongelação. Prepare comidas repletas de legumes e proteína magra, para obter todos os nutrientes de que necessita para cuidar do seu recém-nascido. Ter uma boa alimentação após o parto irá ajudá-la a recuperar mais depressa, ajudando também o seu corpo a produzir leite para alimentar o seu bebé.

O desenvolvimento do seu bebé às 37 semanas de gravidez

Nesta fase, o seu bebé mede cerca de 48 cm de comprimento e pesa em média 2,8 kg. Como agora o seu bebé tem cada vez menos espaço para se mexer, os seus movimentos podem assemelhar-se mais a contorções do que a pontapés. Já desenvolveu coordenação motora suficiente para fazer movimentos de agarrar com os dedos. O rosto do seu bebé já está preenchido, o pescoço está mais largo e as pálpebras podem agora abrir e fechar facilmente. Se apontar uma luz à sua barriga, o seu bebé irá virar-se nessa direção. Até já tem pestanas. Está-se a preparar para enfrentar o mundo exterior!

 

Continue a ter uma alimentação saudável. Esta dará ao seu bebé uma base saudável para toda a vida. Saiba mais sobre a ciência da Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida.

ENP Learn More Background

Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.


ENP Learn More Separator

Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.


Descubra todos os artigos relacionados com a sua etapa atual