Artigos

36 semanas de gravidez

36ª Semana de Gravidez

Nesta última fase, o seu bebé crescerá a um ritmo acelerado, numa média de cerca de 28 g por dia. Descubra como o seu bebé se está a desenvolver esta semana.

36ª Semana de Gravidez: A sua barriga em crescimento

Uma vez que o seu bebé ocupa muito espaço, poderá ter dificuldade em comer uma refeição de tamanho normal. Os lanches, bem como as refeições mais pequenas e frequentes, são mais fáceis de digerir nesta altura. Poderá ser mais fácil respirar quando o bebé começar a descer e se alojar na sua pélvis. Chama-se a este processo "dar a volta" e é frequente acontecer algumas semanas antes do nascimento.

 

Quando o bebé descer, poderá também sentir um aumento da pressão na parte inferior do abdómen. Isto poderá causar desconforto ao andar e é provável que necessite de urinar com mais frequência.

O desenvolvimento do seu bebé às 36 semanas de gravidez

O seu bebé pesa agora cerca de 2,7 kg e mede cerca de 47 cm de comprimento. No final da semana, o seu bebé será considerado um "bebé de termo". Já existe tecido adiposo nas bochechas do seu bebé e os seus poderosos músculos de sucção também ajudam a compor o seu rosto.

 

É provável que o seu bebé já esteja na posição "encaixada" de cabeça para baixo, mas não se preocupe se ainda o sentir a agitar-se.

 

Agora que está quase no seu último mês, poderá entrar em trabalho de parto a qualquer momento. Portanto, será melhor evitar andar de avião ou viajar para longe, antes de o seu bebé nascer.

 

Mesmo nesta fase final, é bom continuar a ter uma alimentação equilibrada e saudável, para a manter bem nutrida para o nascimento. E também estará a dar ao seu bebé o melhor começo. Saiba mais sobre a ciência da Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida.