Artigos

34 semanas de gravidez

34ª Semana de Gravidez

O seu bebé está agora completamente formado e a ganhar peso rapidamente. Está na altura de abrandar o ritmo e de garantir que está totalmente preparada para o parto.

34ª Semana de Gravidez: Preparação para o nascimento

Ao aproximar-se da sua data de parto, é normal ficar cansada facilmente. Preste atenção ao seu corpo e abrande o ritmo, se for necessário. Aproveite ao máximo este período, antes do bebé nascer, para descansar e dormir bastante. Conserve a sua energia para o parto. Continue a fazer pequenos lanches e refeições bem equilibradas e frequentes, para se manter saudável e nutrir o seu bebé.

Planear antecipadamente

Nesta fase, é aconselhável preparar a sua mala para levar para o hospital e elaborar um plano de emergência. Poderá entrar em trabalho de parto mais cedo, ou ficar mais tempo do que o previsto no hospital. Entregue uma chave de sua casa a, pelo menos, uma pessoa amiga, caso necessite de algo e não possa lá ir. Também é aconselhável arranjar alguém que possa:

  • Cuidar das crianças (se já tiver alguma)
  • Levar e ir buscar as crianças mais velhas à escola e a todas as atividades extracurriculares
  • Cuidar dos animais domésticos e regar as plantas, levantar o correio;

 

Assim que tenha a sua mala para o hospital pronta, é bom rever mentalmente os primeiros sinais do trabalho de parto, para que saiba o que esperar quando chegar a hora.

 

Crie uma lista de contactos

 

Se ainda não o fez, considere fazer uma lista de todas as pessoas que gostaria de informar sobre o nascimento do seu bebé. Comece por elaborar uma lista de números de telefone ou de endereços de e-mail e entregue-a a uma pessoa chegada, que possa espalhar a notícia. Dessa forma, apenas terá de fazer um telefonema quando for oportuno. Lembre-se de incluir alguém do trabalho na lista, que possa avisar os seus contactos.

O desenvolvimento do seu bebé às 34 semana de Gravidez

A apenas a 6 semanas do parto o seu bebé em crescimento mede até 45 cm de comprimento e pesa pouco menos de 2 kg. A pele do seu bebé já terá começado realmente a engrossar, tendo por baixo uma camada de gordura para isolar e nutrir.

 

O revestimento de vérnix caseosa (um biofilme branco e leitoso, que surge naturalmente para proteger a pele do seu bebé) está a ficar mais espesso, enquanto a penugem do lanugo já quase desapareceu.

 

Irá continuar a fornecer anticorpos ao seu bebé, para fortalecer o seu sistema imunitário e para o preparar para a vida no mundo exterior. Nesta fase, grande parte dos bebés estarão voltados de cabeça para baixo, prontos para o nascimento.

 

Sabia que, mesmo nesta fase é a qualidade e não a quantidade que interessa? Uma alimentação equilibrada e saudável irá ajudar o seu bebé a crescer e a influenciar a sua saúde após a nascença. Saiba mais sobre a ciência da Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida.

ENP Learn More Background

Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.


ENP Learn More Separator

Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.


Descubra todos os artigos relacionados com a sua etapa atual