Artigos

32 semanas de gravidez

32ª Semana de Gravidez

Às 32 semanas o seu bebé já pode estar voltado de cabeça para baixo, o que é considerada a posição do trabalho de parto. Descubra o que esperar, ao aproximar-se da sua data prevista de parto.

32ª Semana de Gravidez: Alivie as dores

Poderá sentir os músculos do seu útero a contraírem de vez em quando. Muitas mulheres sentem estas contrações suaves e falsas, chamadas contrações de Braxton Hicks, à medida que se aproxima o dia do parto, especialmente se for o segundo bebé ou posterior. Estas também podem ocorrer com mais frequência se estiver desidratada, por isso lembre-se de beber bastante água ao longo do dia.

Aliviar a dor ciática

A dor ciática é outra queixa comum durante esta fase final da gravidez. É geralmente devida ao facto de o seu bebé estar deitado num ângulo diferente, comprimindo um nervo. Poderá sentir uma dor aguda na região lombar, na parte de trás da coxa, e que percorre a parte de trás da perna até ao pé. Experimente sentar-se de pernas cruzadas no chão, ou usar uma bola de fitness em vez de uma cadeira.


Se for doloroso sentar-se, use uma almofada para apoiar o fundo das costas ou simplesmente deite-se de lado. Isto permite um melhor fluxo sanguíneo, uma vez que a artéria principal que liga a parte inferior do corpo ao coração está localizada do lado direito da coluna. Deitar-se de lado em vez de ser de costas irá aliviar a pressão exercida pelo seu bebé. Também pode colocar uma bolsa quente ou fria para acalmar a dor nas costas. Além disso, dormir com uma almofada debaixo da barriga poderá ajudar a aliviar parte do desconforto.


Evidentemente, nesta fase da sua gravidez deve evitar levantar pesos ou usar saltos altos. Se a sua dor ciática se tornar demasiado dolorosa fale com o seu médico ou obstetra. Poderão sugerir-lhe que consulte um fisioterapeuta.

 

O desenvolvimento do seu bebé às 32 semanas de gravidez

O seu bebé tem agora cerca de 42 cm de comprimento e pesa cerca de 1,6 kg. Nesta fase, três em cada quatro bebés já estarão virados de cabeça para baixo, e os restantes estarão prestes a fazê-lo. Se o seu bebé ainda estiver numa posição sentada não se preocupe. Normalmente, é uma posição temporária durante o terceiro trimestre.

 

Quando o seu bebé estiver acordado fará muitas das coisas que um recém-nascido faria. Irá tentar agarrar os pés e o cordão umbilical e chuchar no dedo. As pestanas, as sobrancelhas e o cabelo na cabeça do seu bebé são agora bem visíveis. Também irá fazer muitas expressões faciais. Por esta altura, já deverá estar ansiosa por ver como ele é.

 

O seu bebé está a crescer rapidamente e os nutrientes que recebe durante a gravidez e nos seus três primeiros anos, aliado ao estilo de vida e fatores ambientais, poderão influenciar a sua saúde para toda a vida. Descubra mais sobre a ciência da Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida. 

ENP Learn More Background

Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.


ENP Learn More Separator

Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.


Descubra todos os artigos relacionados com a sua etapa atual