Artigos

31 semanas de gravidez

31ª Semana de Gravidez

Pela 31ª semana, o seu bebé está a desenvolver-se a um ritmo acelerado e começa a ganhar peso. Não é então de estranhar que se sinta cansada e sem fôlego nesta fase. Saiba como cuidar bem de si.

31ª Semana de Gravidez: Descanse bastante

O seu bebé pode ainda encontrar-se numa posição ascendente, o que lhe poderá causar falta de ar, uma vez que o útero está a pressionar o diafragma. Se estiver preocupada, fale com o seu médico ou obstetra.

O seu bebé poderá não descer para a zona pélvica até atingir as 36 semanas e para algumas mães, tal poderá acontecer apenas no início do trabalho de parto. Entretanto, tente descansar o máximo possível. Exercícios físicos ligeiros, tais como caminhar e nadar podem ajudá-la a descontrair e a dormir melhor, mas pare caso se sinta cansada.

Anemia por carência de Ferro

Embora ficar sem fôlego seja comum nesta fase, a falta de ar também pode ser um sinal de anemia por carência de Ferro. Isto acontece porque há muito mais líquido no sangue, o que diminui a concentração glóbulos vermelhos.

 

Alimentos ricos em Ferro incluem carnes vermelhas, tais como a carne de vaca, de borrego e de porco. Outras fontes incluem alperces secos, ovos, cereais integrais/cereais enriquecidos e vegetais de folhas verdes, como a couve. Se estiver preocupada por se sentir sempre cansada ou exausta, fale com o seu médico ou profissional de saúde.

O desenvolvimento do seu bebé às 31 semanas de gravidez

O seu bebé tem cerca de 41 cm de comprimento e pesa agora aproximadamente 1,45 kg. O lanugo, ou penugem fina, que revestiu o seu corpo para o manter quente, começará a desaparecer, dado que a camada adiposa que acumulou lhe dará isolamento suficiente.


A sua memória também está a desenvolver-se. Um pequeno estudo demonstrou que os bebés que ouviram uma determinada música ainda no ventre pareciam reagir à mesma após o nascimento.
Saiba mais sobre a ciência da Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida.  

ENP Learn More Background

Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.


ENP Learn More Separator

Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.


Descubra todos os artigos relacionados com a sua etapa atual