Artigos
31ª Semana de Gravidez
Pela 31ª semana, o seu bebé está a desenvolver-se a um ritmo acelerado e começa a ganhar peso. Não é então de estranhar que se sinta cansada e sem fôlego nesta fase. Saiba como cuidar bem de si.
31ª Semana de Gravidez: Descanse bastante
O seu bebé pode ainda encontrar-se numa posição ascendente, o que lhe poderá causar falta de ar, uma vez que o útero está a pressionar o diafragma. Se estiver preocupada, fale com o seu médico ou obstetra.
O seu bebé poderá não descer para a zona pélvica até atingir as 36 semanas e para algumas mães, tal poderá acontecer apenas no início do trabalho de parto. Entretanto, tente descansar o máximo possível. Exercícios físicos ligeiros, tais como caminhar e nadar podem ajudá-la a descontrair e a dormir melhor, mas pare caso se sinta cansada.
Anemia por carência de Ferro
Embora ficar sem fôlego seja comum nesta fase, a falta de ar também pode ser um sinal de anemia por carência de Ferro. Isto acontece porque há muito mais líquido no sangue, o que diminui a concentração glóbulos vermelhos.
Alimentos ricos em Ferro incluem carnes vermelhas, tais como a carne de vaca, de borrego e de porco. Outras fontes incluem alperces secos, ovos, cereais integrais/cereais enriquecidos e vegetais de folhas verdes, como a couve. Se estiver preocupada por se sentir sempre cansada ou exausta, fale com o seu médico ou profissional de saúde.
O desenvolvimento do seu bebé às 31 semanas de gravidez
O seu bebé tem cerca de 41 cm de comprimento e pesa agora aproximadamente 1,45 kg. O lanugo, ou penugem fina, que revestiu o seu corpo para o manter quente, começará a desaparecer, dado que a camada adiposa que acumulou lhe dará isolamento suficiente.
A sua memória também está a desenvolver-se. Um pequeno estudo demonstrou que os bebés que ouviram uma determinada música ainda no ventre pareciam reagir à mesma após o nascimento.
Saiba mais sobre a ciência da Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida.
Artigo relacionado
Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.
Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.
Descubra todos os artigos relacionados com a sua etapa atual