Artigos

30 semanas de gravidez

30ª Semana de Gravidez

O seu bebé tem agora cerca de 40 cm de comprimento e pesa cerca de 1,3 kg. Leia os nossos conselhos sobre como manter os seus níveis de hidratação elevados e veja quais os desenvolvimentos típicos nesta fase.

30ª Semana de Gravidez: mantenha elevados níveis de hidratação

À medida que você e o seu bebé continuam a crescer terá de manter uma boa ingestão de líquidos e fibras. É comum ficar obstipada nesta fase, por isso tente beber cerca de dois litros de líquidos por dia. É o equivalente a 8-10 copos de água. Não fique à espera de sentir sede. Este poderá ser um sinal de que já está desidratada.

 

As infeções urinárias também podem ocorrer durante as últimas etapas da gravidez, especialmente a cistite, que provoca uma sensação de ardor ao urinar. Como tal, é importante beber muita água e ir à casa de banho as vezes que precisar, para ajudar a prevenir qualquer infeção.

Opte por bebidas saudáveis

A água não é a única maneira saudável de manter os seus níveis de hidratação elevados; sumos de frutas sem açúcar e leite magro ou meio gordo contêm nutrientes essenciais. Limite as bebidas com gás, pois estas contêm açúcar ou adoçantes e muitas vezes também contêm cafeína. As bebidas quentes também contam para a sua ingestão de líquidos: experimente o chá de rooibos, naturalmente sem cafeína, como alternativa ao seu chá ou café da manhã.

O desenvolvimento do seu bebé às 30 semanas de gravidez

Com 30 semanas o seu bebé irá pesar cerca de 1,3 kg, que é o equivalente a um repolho grande! Como seria de esperar, nesta altura verifica-se um acelerado desenvolvimento.

 

Os pulmões do seu bebé estão praticamente desenvolvidos. O seu bebé começará a imitar movimentos respiratórios, ao mover o diafragma, e poderá até ter soluços, que poderão sentir-se como palpitações rítmicas no seu ventre.

 

Embora vá passar 80% do tempo a dormir, o seu bebé continuará a abrir e a fechar os olhos. Quando está acordado volta-se com regularidade e tanto pode ficar de cabeça para baixo como em posição pélvica.

 

O cérebro do seu bebé irá desenvolver-se rapidamente. As fibras nervosas estão a crescer a um ritmo incrível, permitindo que os impulsos do cérebro naveguem mais rapidamente, bem como aumentando a capacidade de aprendizagem do seu bebé, para quando estiver cá fora.

 

Ter uma alimentação saudável, rica em Ómega-3, irá ajudar ao desenvolvimento do cérebro do seu bebé.

 

Os nutrientes que o seu bebé recebe durante a gravidez e nos três primeiros anos, aliado ao estilo de vida e fatores ambientais, influenciam a evolução das suas células para toda a vida. Este conhecimento constitui a base da ciência da Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida.

ENP Learn More Background

Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.


ENP Learn More Separator

Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.


Descubra todos os artigos relacionados com a sua etapa atual