Artigos

3 semanas de gravidez

3ª Semana de Gravidez

A 3ª semana da gravidez é quando o óvulo fertilizado se fixa à parede do útero. Descubra de que modo pode influenciar a saúde futura do seu bebé, mesmo nesta fase inicial.

3ª Semana de Gravidez: o que muda no seu corpo?

A sua data prevista de parto (DPP) é calculada a partir do primeiro dia da sua última menstruação. Assim, a terceira semana da gravidez corresponde, na realidade, ao momento da fertilização.

 

Os seus níveis de progesterona estão a aumentar, promovendo o espessamento e fortalecimento do revestimento do útero: a maneira que o corpo tem de proporcionar as condições adequadas para um óvulo fertilizado se fixar e desenvolver.

O desenvolvimento do seu bebé às 3 semanas de gravidez

Nesta fase, o seu bebé é uma célula fertilizada microscópica. Essa célula implanta-se na parede do seu útero, entre três a cinco dias após a fertilização.

 

As células denominadas trofoblastos envolvem e nutrem a célula fertilizada, a partir da qual o seu bebé se desenvolve. Estas células darão origem à placenta e membranas embrionárias que envolvem o seu bebé, em crescimento.

 

A mais recente investigação científica revela que, apesar de o seu bebé ter já a sua definição genética concluída, grande parte da sua saúde pode ser influenciada por fatores externos. Estes incluem o seu meio ambiente imediato e a nutrição que recebe desde a gravidez da Mãe, até à primeira infância. Saiba mais sobre como pode influenciar a saúde futura do seu bebé.

 

Isto significa que, como Mãe, pode influenciar positivamente o desenvolvimento do seu bebé, nomeadamente ao ter uma alimentação saudável e equilibrada na gravidez.

 

Caso considere estar grávida, é altura de verificar se está a receber os nutrientes de que um bebé, em crescimento, necessita para um início de vida saudável. Consulte o nosso artigo sobre Nutrientes Essenciais para saber mais. 

ENP Learn More Background

Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.


ENP Learn More Separator

Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.


Descubra todos os artigos relacionados com a sua etapa atual