Artigos

3 semana bebé

3ª Semana

As noites mal dormidas estão a afetá-la? Leia as nossas dicas sobre como lidar com a falta de sono e saiba como os sentidos do seu bebé estão a evoluir.

 

A visão e a audição do seu bebé estão a desenvolver-se esta semana, ao passo que você poderá estar a sentir os efeitos da falta de sono. Leia os nossos conselhos sobre como lidar com o cansaço.

3ª Semana: Lidar com a privação do sono

Poderá começar a notar que você e o seu bebé estão a entrar no início de uma rotina. Contudo, ainda é necessário alimentar o seu bebé quando ele quer, o que provavelmente significa muitas noites de sono interrompidas, ao longo das próximas semanas ou meses. O seu bebé precisa de si em forma e saudável, pelo que é essencial que cuide de si mesma.

 

Caso se sinta cansada e abatida:

  • Faça sestas, ou pelo menos descanse, enquanto o bebé dorme
  • Peça às visitas para ajudarem nas tarefas principais, tais como lavar a louça ou cozinhar. A maioria terá todo o gosto em poder ajudar.
  • Tente sair de casa de vez em quando. Um passeio até ao parque poderá melhorar o seu estado de espírito, e o ar fresco fará com você e o seu bebé durmam melhor.
  • Tenha uma alimentação equilibrada, para se manter saudável e para promover a produção de leite materno.

A nossa Ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento pode ajudá-la a fazer escolhas saudáveis, e também pode encontrar ajuda sobre os alimentos para a amamentação aqui.

3ª Semana: O desenvolvimento do seu bebé

A partir deste momento, irá começar a notar uma série de mudanças. Veja que desenvolvimentos esperam por si e pelo seu bebé na 3ª semana.

Os sentidos do seu bebé

Os bebés reagem a imagens e sons desde tenra idade. Irá notar que a qualidade e o alcance da visão do seu bebé irão começar a melhorar. O rosto humano, especialmente o seu, irá chamar-lhe a atenção. Se o seu bebé ouvir um ruído intenso poderá assustar-se. O facto de reagir a ruídos intensos indica que a sua audição está a funcionar bem.

 

Incentive as suas capacidades de comunicação, ao falar e palrar com ele. Um tapete de atividades também poderá ajudar a manter o seu bebé entretido, caso necessite de uma pausa de vez em quando.

 

Lembre-se que cada bebé se desenvolve a um ritmo diferente. Se ainda não tiver notado nenhum destes desenvolvimentos, tente novamente dentro de algumas semanas.

 

Os bebés começam a desenvolver preferências de paladar graças aos sabores encontrados no leite materno.

 

Descubra como a Programação Nutricional dos Primeiros Anos de Vida  pode influenciar a saúde do seu bebé até à fase adulta.

ENP Learn More Background

Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.


ENP Learn More Separator

Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.


Descubra todos os artigos relacionados com a sua etapa atual