Artigos

29 semanas de gravidez

29ª Semana de Gravidez

O seu bebé está agora completamente formado e pronto a crescer. Descubra o que isto significa para ambos.

29ª Semana de Gravidez: um tempo de crescimento rápido para ambos

Agora que está no último trimestre, o seu bebé está a desenvolver-se rapidamente. Irá provavelmente sentir muitos movimentos. Na verdade, por vezes poderá dar a sensação que está a fazer ginástica dentro de si! O seu companheiro e amigos poderão sentir os pontapés e movimentos cada vez mais fortes do seu bebé, através da sua barriga.

 

Já deverá sentir-se com uma grande barriga. Esta continuará a crescer progressivamente, à medida que o seu bebé ganha peso, em preparação para o nascimento. As dores podem tornar-se mais frequentes à medida que o seu corpo se adapta para acomodar o seu bebé em crescimento. Todas essas mudanças em conjunto com sonhos vívidos e um bebé agitado dentro de si podem realmente perturbar o seu sono.

 

Manter-se ativa durante o dia irá ajudar o seu corpo a lidar com as mudanças físicas, pelas quais está a passar, e a dormir melhor. Experimente exercícios ligeiros como aulas de ioga para grávidas, caminhar ou nadar, se lhe apetecer. Se os seus pés e tornozelos estão a começar a inchar, lembre-se de elevar os pés acima das pernas quando descansa e de beber pelo menos de 2 litros de água por dia.

 

Ainda está a trabalhar? Se está a ter dificuldades nas suas tarefas fale com a sua entidade patronal sobre maneiras de facilitar o seu trabalho. É suposto terem o dever de zelar pela sua saúde. Que tal trabalhar um dia a partir de casa, para descansar das viagens de ida e volta? Ou talvez possa usar os seus dias de férias para reduzir as suas horas de trabalho no período antes de ir de licença de maternidade.

O desenvolvimento do seu bebé às 29 semanas de gravidez

O seu bebé mede agora cerca de 40 cm de comprimento. 


Os seus movimentos são agora mais fortes e rápidos e é provável que consiga sentir o seu bebé a mexer com bastante regularidade.


Ele ou ela já está completamente formado/a e está a preparar-se para um rápido pico de crescimento, triplicando de peso pela 40ª semana de gravidez. 


Irá necessitar de nutrientes de boa qualidade para alimentar, na proporção adequada, nesta fase de crescimento. Saiba mais sobre a ciência da Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida. 

ENP Learn More Background

Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.


ENP Learn More Separator

Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.


Descubra todos os artigos relacionados com a sua etapa atual