Artigos

28 semanas de gravidez

28ª Semana de Gravidez

O seu bebé em crescimento está agora a pressionar mais o seu estômago, o que poderá causar indigestão. Saiba como aliviar ou evitar o desconforto desta queixa comum na gravidez.

28ª Semana de Gravidez: como evitar a indigestão

Durante o seu terceiro trimestre, o seu sistema digestivo poderá não ser tão eficaz como de costume. A combinação das hormonas da gravidez e da pressão do seu bebé em crescimento pode causar inchaço abdominal e indigestão.

Siga os passos para aliviar o desconforto da indigestão:

  • Faça pequenas refeições mais vezes ao dia - grandes refeições podem ser mais difíceis de processar pelo seu corpo
  • Coma devagar e mastigue bem os alimentos
  • Sente-se direita durante as refeições e durante algum tempo após as mesmas, para aliviar a pressão sobre o seu estômago
  • Evite alimentos de difícil digestão, como alimentos fritos e gordurosos, sumo de frutas e comida condimentada

O desenvolvimento do seu bebé às 28 semanas de gravidez

O seu bebé tem agora aproximadamente 38 cm de comprimento e pesa cerca de 900 g.

 

Os seus sentidos estão bem desenvolvidos. Consegue ver diferentes tons de claridade através da sua barriga, saborear o seu líquido amniótico, sentir o toque, ouvir e reconhecer a sua voz. Também será capaz de identificar as vozes de outras pessoas que ouça regularmente, pelo que, também irá reconhecer a do seu companheiro.


Já não existe espaço para o seu bebé se virar. Em busca de uma posição confortável, irá começar a pôr os braços e as pernas para cima, em direção ao peito: a clássica posição fetal. 
Os sabores dos alimentos que ingere passam para o seu líquido amniótico, dando ao seu bebé uma preferência por certos sabores, desde o útero. Saiba mais sobre a ciência da Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida. 

ENP Learn More Background

Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.


ENP Learn More Separator

Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.


Descubra todos os artigos relacionados com a sua etapa atual