Artigos

27 semanas de gravidez

27ª Semana de Gravidez

Tem tido dificuldade em dormir? Descubra algumas formas naturais de melhorar isso.

27ª Semana: Ter uma boa noite de sono

A sua barriga em crescimento, as dores nas articulações, azia, bem como a necessidade frequente de urinar, poderão afetar consideravelmente o sono nesta fase. Se a sua mente está demasiado agitada para poder adormecer, experimente uma rotina relaxante: tome um banho morno, beba uma bebida láctea morna, faça exercícios de respiração profunda ou leia um livro.


Se o problema é estar confortável, tente usar mais almofadas, colocando-as entre as pernas. Pode comprar almofadas em forma de "L", desenhadas especificamente para grávidas, no entanto qualquer almofada serve. Colocar uma almofada entre os joelhos, ajudará a manter as suas ancas bem alinhadas, sendo mais confortável para a sua zona lombar.  


Comece por deitar-se sobre o seu lado esquerdo, pois tal favorece a sua circulação, digestão, funções renal e hepática. Aliás, tente ao máximo dormir de lado. Quando se deita de costas, e à medida que o útero fica mais pesado, este irá pressionar a artéria que devolve o sangue da parte inferior do corpo ao coração. Se fizer isto durante um longo período é possível que possa afetar o fluxo sanguíneo e de nutrientes para a placenta. Se acordar e estiver deitada de costas, não entre em pânico. Não é provável que tenha tido um efeito no bebé. Experimente colocar almofadas entre as coxas, ao longo das costas e sob a sua barriga, para tornar a posição de dormir mais confortável.


Poderá notar que tem necessidade de urinar várias vezes durante a noite. Tente ingerir os seus dois litros de líquidos recomendados ao início do dia e vá sempre à casa de banho antes de se deitar para dormir. 


Se mesmo assim não conseguir dormir bem à noite, tente fazer pequenas sestas durante o dia.

 

Porque é que poderá sentir azia

À medida que a sua gravidez avança e a sua barriga aumenta, poderá notar que sente azia com mais frequência. Se piorar muito, fale com o seu médico ou farmacêutico acerca das terapêuticas seguras.

27ª Semana: O desenvolvimento do seu bebé

O seu bebé tem agora aproximadamente 37 cm de comprimento.

 

As características faciais estão completamente formadas e assemelham-se ao aspeto que terá à nascença. Os pulmões, fígado e sistema imunitário do seu bebé já se encontram ativos, funcionam mas ainda estão em desenvolvimento.

 

Durante o terceiro trimestre da gravidez, a placenta irá começar a fortalecer a sistema imunitário do seu bebé através do fornecimento de anticorpos, que possivelmente serão necessários na luta contra infeções. Após a nascença, o seu bebé irá continuar a receber anticorpos através do leite materno.

 

O seu bebé beneficia, a longo prazo, da nutrição que recebe de si, no útero, juntamente com o estilo de vida e fatores ambientais. Saiba mais sobre a ciência da Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida.

Artigo relacionado

ENP Learn More Background

Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.


ENP Learn More Separator

Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.


Descubra todos os artigos relacionados com a sua etapa atual