Artigos

26 semanas de gravidez

26ª Semana de Gravidez

Este é um período de rápido crescimento para o seu bebé. Permanecer ativa com exercício físico adequado, irá ajudá-la a adaptar-se, à medida que a sua barriga cresce. Saiba como o exercício também pode reduzir o risco da diabetes gestacional. 

26ª Semana de Gravidez: mantenha-se ativa e faça exercício de forma adequada

Permanecer ativa durante a gravidez irá ajudá-la a adaptar-se à sua silhueta em mudança. Também lhe dará as forças e a resistência necessárias para o parto, além de facilitar o regresso à sua forma após o nascimento do bebé.

 

É importante exercitar-se com segurança e dentro dos limites do seu corpo. Estas orientações são especialmente relevantes durante a gravidez:

  • Ouça o seu corpo de forma a não ficar esgotada;
  • Ajuste as suas expetativas à medida que aumenta de volume - poderá não conseguir manter a rotina que tinha na pré-gravidez;
  • Praticar exercício físico de baixo impacto todos os dias pode ajudá-la a ficar ativa - caminhar é uma opção segura e prática;
  • A natação ou as aulas de hidroginástica podem ser boas para o seu corpo - a água suporta o seu peso, eliminando a tensão nas suas articulações
  • Evite exercício físico intenso durante o tempo quente
  • Ingira uma quantidade adequada de líquidos
  • Não se esqueça de informar os instrutores físicos de que está grávida

 

Se tem dúvidas acerca da segurança de um certo tipo de exercício fale com o seu médico ou obstetra.

A diabetes gestacional

A diabetes gestacional resulta da incapacidade que o seu corpo tem de produzir insulina suficiente durante a gravidez, para combater os elevados níveis de glicose no sangue.


Esta doença é mais comum durante o terceiro trimestre. O seu obstetra ou profissional de saúde deverá verificar a sua urina regularmente, durante toda a gravidez, para monitorizar a quantidade de glicose e recomendar-lhe-á a realização de mais análises, se necessário. 


Geralmente, a diabetes gestacional pode ser mantida sob controlo com uma alimentação saudável e exercício físico regular. Algumas futuras mães necessitam de medicação para controlar a doença que, na maioria dos casos, desaparece após o parto. Esclareça-se com o seu profissional de saúde, caso esteja preocupada.


Reduza o risco de desenvolver diabetes gestacional através de uma boa alimentação e atividade física, monitorizando-a através da nossa Ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento.

O desenvolvimento do seu bebé às 26 semanas de gravidez

O seu bebé mede cerca de 36 cm de comprimento e pesa aproximadamente 700 g.

 

Ao longo das próximas semanas, ele irá passar por um pico de crescimento significativo, pelo que deverá sentir fortes movimentos e pontapés frequentes.

 

É nesta semana que o seu bebé abre os olhos pela primeira vez. Nesta fase, a sua visão é muito enevoada e só consegue detetar diferentes tonalidades de brilho.

 

À medida que o seu coração fica mais forte e consegue fazer circular o sangue mais eficazmente, a sua frequência cardíaca diminui para uma média aproximada de 150 bpm.

 

Este pico de crescimento é suportado pela nutrição que dá ao seu bebé.

 

Os nutrientes que o seu bebé recebe durante a gravidez e nos seus três primeiros anos, aliado ao estilo de vida e fatores ambientais, influenciam a evolução das suas células para toda a vida. Este conhecimento constitui a base da ciência da Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida.

ENP Learn More Background

Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.


ENP Learn More Separator

Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.


Descubra todos os artigos relacionados com a sua etapa atual